Sustentabilidade é marca registrada da Oktoberfest Blumenau Diversas ações contribuem para a compensação ambiental durante a festa

Preocupação com o meio ambiente para as gerações futuras. Com esta motivação, a 38ª edição da Oktoberfest Blumenau apresenta os resultados das ações de sustentabilidade, marca registrada da festa, e de compensação ambiental que aconteceram durante o evento até esta sexta-feira, dia 27. Os 300 profissionais de limpeza, atuando simultaneamente, recolheram 1.380 litros de óleo e 93 toneladas de resíduos enviados para coprocessamento. O Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos da maior festa alemã das Américas contempla 100% dos materiais gerados, com a administração em uma área específica para armazenamento.

O prefeito, Mário Hildebrandt, diz que o projeto audacioso se transformou em marca registrada da Oktoberfest Blumenau. “Quando iniciamos, nós tínhamos a certeza de que estávamos criando algo grande. A sustentabilidade na Oktoberfest foi uma semente plantada no caminho das futuras ações de grandes eventos, não só em Blumenau, mas em todo o Brasil. É uma alegria ver que seguimos fazendo história dentro da Oktoberfest, que faz parte da nossa marca de cidade.”

Os resíduos gerados na Oktoberfest são transformados em Combustível Derivado de Resíduos (CDR), uma opção “verde” para a indústria, em substituição aos combustíveis fósseis que são altamente poluentes. O óleo de cozinha, em sua totalidade, é recolhido e transformado em biodiesel. Os dois pontos de água gratuita e ultrafiltrada promovem o consumo consciente de álcool e, ainda, garantem a redução do número de garrafas plásticas no evento.

Adriene Carlotto, responsável pelo Plano de Sustentabilidade, explica que a Oktoberfest possui uma área específica para o recolhimento e processamento dos resíduos. “A preocupação com o efeito estufa também é latente. Na edição de 2022, 2.368 toneladas de gás carbônico foram geradas, das quais 40% serão compensadas neste ano com o plantio de 6.500 mudas de árvores. Essa preocupação com os resíduos gerados na festa nos garantiu uma premiação na categoria ambiental com o case ‘Plano de Sustentabilidade da Oktoberfest 2022’, pela ESG ADVB/SC 2023. Fomos destaque nacional pela alta complexidade e ineditismo em eventos sustentáveis no Brasil”, acrescenta.

A festa ocorre de 4 a 29 de outubro e os ingressos já podem ser adquiridos pelo site oficial do evento. A Oktoberfest é uma promoção da Prefeitura de Blumenau, por meio do Parque Vila Germânica, e tem a Spaten como cerveja oficial. Conta com os patrocínios de Unifique, Bradesco, Elo, Nacional Gás, Tintas Coral, Veolia, Hering, Intelbras, Pixbet, Fort Atacadista, Koerich, Havan, Bem Brasil, Ventisol, Hemmer, Stuttgart Porsche, Fritz e Frida Alimentos, Mercado Pago, Unilever Brasil, Karsten, Tirol, Segala’s Alimentos, Studio Z, Posto Mime, Brimex, Ipel e Secretaria de Estado do Turismo de Santa Catarina. Tem ainda o apoio de CVC, Perto Digital, Imply, Eleven 360, Governo de Santa Catarina e Fundação Catarinense de Cultura através do Programa de Incentivo à Cultura – PIC.

 

Assessora de comunicação: Elaine Malheiros

Deixe um comentário