Simpósio de Enfermagem e Inovação reúne cerca de 300 profissionais em Brusque

Evento promovido pelo Hospital Imigrantes e IMAS, em parceria com a Faculdade Senac movimentou auditório da Uniasselvi nesta sexta-feira, 26 de

Cerca de 300 profissionais de saúde participaram na sexta-feira, 26 de maio, do 1º Simpósio: Enfermagem e a Inovação para a Qualidade da Assistência, promovido pelo migrantes Hospital e Maternidade de Brusque (SC) e o Instituto Maria Schmitt – IMAS, em parceria com a Faculdade Senac. O evento foi realizado gratuitamente no auditório da Uniasselvi Brusque e teve como contribuição espontânea doações de agasalhos, que serão destinados a instituições carentes.

Além de profissionais de enfermagem, o evento reuniu também equipes multidisciplinares de Brusque e diversas cidades da região, como: Itajaí, Balneário Camboriú, Florianópolis, Blumenau, Curitiba, São Bento de Sul, entre outros.

Segundo a coordenadora de enfermagem do Imigrantes, Tânia Valério, também coordenadora do evento, o objetivo do encontro foi promover algo impactante para os profissionais de saúde, além de trazer importantes atualizações que podem auxiliar os profissionais no dia a dia de suas atividades, beneficiando os pacientes.

“Há algum tempo não temos um evento voltado para a área da Saúde, então levei a ideia para a equipe do Imigrantes e resolvemos promover este seminário. São muitas possibilidades de atualização, mas nossos profissionais estão cada vez mais sobrecarregados e têm poucas oportunidades de estudo. Poucas pessoas têm essa chance de se atualizar, devido a complexa jornada de trabalho e questões financeiras. Portanto, quisemos promover esse evento para proporcionar oportunidades de aprendizado e, assim, qualificar cada vez mais a assistência ao paciente”, enfatiza.

Para o Diretor Executivo da Federação de Hospitais e Estabelecimentos de Serviços de Saúde de Santa Catarina (FEHOESC), Braz Vieira, essa busca por conhecimento através da troca de informações é muito importante.

“Não só durante as falas da programação, mas durante os momentos de coffee e intervalo eles estão trocando ideias e experiências de diferentes hospitais. O IMAS está de parabéns pela iniciativa dessa programação. isso que tem que ser feito, buscar novamente trazer as pessoas para o convívio presencial, mesmo que a tecnologia seja favorável para que se faça eventos a distância, mas a riqueza de conhecimento se busca também no contato físico”, comenta.

Qualidade da Assistência

Segundo o Presidente do Conselho Administrativo do Imas, Walmiro Martins Charão Junior, a iniciativa vai de encontro a proposta do instituto, que é a humanização do atendimento. “Nós primamos por esse ambiente, onde facilita a inovação e a criatividade. Atender e cuidar 360º é o nosso propósito deixado pela Maria Schmitt que leva o nome da instituição”, afirma.

A supervisora da UTI Neonatal e UTI pediátrica do Hospital Santo Antônio de Blumenau, Letícia Vargas Cabreiro, prestigiou a formação com outros cinco profissionais do hospital, de diversos setores. “Eu acho muito importante para fortalecer a profissão, onde há trocas sobre o que está acontecendo hoje com a gente. Um evento que fala sobre tecnologia, vemos o quanto ela pode ser benéfica quando usada com equilíbrio. O que ouvimos aqui acabamos levando para a nossa instituição para ver onde podemos trabalhar para a melhoria da qualidade da assistência”, comenta.

O Diretor do Senac de Brusque Fabiano Battisti Archer, destacou a importância desta formação para toda a sociedade.

“É um momento extremamente importante, porque esses profissionais atuam lá na ponta, eles que contribuem com a saúde e bem-estar das pessoas na região. Qualquer capacitação que venha realizar junto com esses profissionais para promover ainda mais o uso da tecnologia com a humanização, técnicas adequadas e principalmente sabendo que toda tecnologia tem um ser humano que contribui para o desempenho e desenvolvimento dela, é fundamental que as pessoas participem e que ao final do evento contribuam ainda mais no seu dia a dia na atividade profissional”, conta.

O diretor também parabenizou o IMAS e o Imigrantes pela promoção do evento, trazendo para um ambiente educacional toda essa questão de capacitação e discussão da tecnologia no ambiente de saúde. “A rotina do profissional de saúde é extremamente dinâmica e exaustiva. Então, para ele, muitas vezes é difícil parar para buscar conhecimento. Esse evento é uma grande oportunidade para trocar experiências e levar esse conhecimento para fora, para a comuidade”, enfatiza.

Confira a programação do evento:
TECNOLOGIA APLICADA À SAÚDE: PRINCIPAIS AVANÇOS E TENDÊNCIAS
Palestrante: Simone Regina Grande
Professora e mestre em Tecnologia da saúde

GESTÃO DA QUALIDADE EM SAÚDE
Palestrante: Silvio V. Pereira
Mestre em Gestão Estratégica de Organizações de Saúde, Avaliador do IQG – Instituto Qualisa de Gestão

INTRODUÇÃO DE SEGURANÇA DO PACIENTE
Palestrante: Braz Vieira
Diretor Executivo de FEHOESC

SEGURANÇA DO PACIENTE
Palestrante: Janete Ferreira Pinheiro
Coordenadora Estadual de Segurança do Paciente da Secretaria do Estado de Saúde

RELATO DE EXPERIÊNCIA DE SEGURANÇA DO PACIENTE
Palestrante: Rafael Bertuol
Gerente Geral do Hospital Santo Antônio

LEI GERAL DE PROTEÇÃO DE DADOS PESSOAIS
Palestrante: Marizete Figueiredo
Graduada em Gestão de Qualidade, pós-graduada em Qualidade e Segurança do paciente, especialista em Gestão Hospitalar

AUTOCUIDADO
Palestrante: Katiuscia Petermann
Psicóloga

 

FONTE : AMPLITUDE COMUNICAÇÃO 

Deixe um comentário