Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social participa de plenária do Conselho Municipal de Políticas sobre Drogas

A Secretaria Municipal de desenvolvimento Social (Semudes), por meio da Diretoria de Políticas sobre Droga e Reintegração Social, participou na manhã desta quarta-feira, dia 25, nas dependências do Centro de Referência Especializado para População em Situação de Rua (Centro POP) da plenária do Conselho Municipal de Políticas sobre Drogas de Blumenau (Comen).

Durante a plenária, foram apresentados aos conselheiros equipamentos como o Centro POP, que funciona de segunda a sexta-feira, das 7h às 16h, e o Abrigo Municipal (Amblu), aberto 24 horas por dia. Os dois locais oferecem refeições, local para higiene pessoal, roupas e apoio técnico com psicólogos, educadores e assistentes sociais. Anexo ao Centro POP está à equipe da Abordagem Social, especializada em busca ativa. O trabalho da Abordagem Social é realizado de segunda a sexta-feira, das 5h30 às 1h e aos finais de semana, das 8h às 20h, baseado nas solicitações que chegam pelo telefone 156 na opção 2, (47) 99945-9630 e (47)3381-6510.

Além dos equipamentos, a equipe técnica da Diretoria de Políticas sobre Droga e Reintegração Social, orientou sobre as formas de encaminhamentos para os serviços de tratamento em comunidades terapêuticas para a superação da dependência química, Casa de Passagem, capacitações de desenvolvimento pessoal e qualificação profissional para inserção no mercado de trabalho, ofertados pela Prefeitura de Blumenau, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (Semudes) e diversas Organizações da Sociedade Civil (OSCs) conveniadas.

Sobre o Comen
O Conselho Municipal de Políticas Públicas Sobre Drogas de Blumenau (Comen) é um órgão colegiado, deliberativo, normatizador e controlador da Política Pública sobre Drogas e das ações em todos os níveis, assegurada, à participação de representantes de organizações da Sociedade Civil, do Poder Público Municipal e outros órgãos vinculados à esfera Estadual, faz parte do Sistema Municipal sobre Drogas (Sismad), que foi criado através da Lei Municipal Complementar n° 856, de 26 de abril de 2012. Também fazem parte do Sistema o Fórum Municipal de Políticas Públicas sobre Drogas, o Fundo Municipal para Ações de Políticas Públicas sobre Drogas (Fremad) e o Programa Municipal para Ações Públicas sobre Drogas (Promad).

O Comen é composto de vinte e dois membros, sendo nove representantes titulares e seus respectivos suplentes, indicados pelo Poder Executivo; nove representantes titulares e seus respectivos suplentes das entidades não governamentais, e quatro representantes de órgãos governamentais vinculados à esfera estadual.

Todos os temas a serem abordados pelo COMEN são distribuídos às câmaras técnicas especializadas (Câmara Técnica Especializada de Prevenção, Estudos, Pesquisas e Avaliações; Câmara Técnica Especializada de Tratamento, Recuperação e Reinserção Social e Câmara Técnica Especializada de Registro e Inscrição), conforme a sua competência, onde são discutidos e relatados para posterior deliberação da plenária.

Assessor de comunicação: Emerson Jose Geraldo

Deixe um comentário