Samae de Blumenau conhece programa sobre destinação de resíduos sólidos idealizado pelo IMA

A direção do Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto (Samae) de Blumenau recebeu integrantes do Instituto do Meio Ambiente (IMA) de Santa Catarina nesta quinta-feira, dia 9. O encontro, na sede administrativa da autarquia, serviu para que os representantes do órgão ambiental apresentassem detalhes de um projeto voltado para a destinação de resíduos sólidos.

O programa “Penso, Logo Destino” tem por finalidade a conscientização e o envolvimento de todos os catarinenses para o descarte correto dos resíduos sólidos, tornando Santa Catarina o primeiro Estado do país a fazer a articulação da logística reversa, auxiliando a transformar SC na unidade da federação que mais recicla e reutiliza e que menos produz resíduos. Para isso, o programa atua como o mediador entre comerciantes, administração municipal e população para o descarte adequado de materiais como lâmpadas, pilhas e baterias, eletroeletrônicos, embalagens de agrotóxicos, embalagem de óleo lubrificante, baterias de chumbo-ácido e pneus.

No momento, 12 cidades do Vale do Itajaí já aderiram ao programa, que foi lançado em 2019. A participação é gratuita e a adesão dos municípios ocorre mediante a assinatura de um acordo de cooperação.

O diretor-presidente do Samae, André Espezim, se comprometeu a fazer as articulações necessárias junto a outros órgãos da administração municipal para que Blumenau também passe a cooperar com o projeto. Uma cerimônia para confirmar a adesão do município ao programa deve ser agendada nos próximos dias.

“É um programa importante e que reforça as ações que o Samae e a Prefeitura de Blumenau já atuam para otimizar o descarte de resíduos com o menor impacto ao meio ambiente”, diz Espezim.

Deixe um comentário