Rússia vai bloquear Instagram no país após ‘incentivo a atos violentos’

Rede social será bloqueada por tempo indeterminado no país a partir desta segunda-feira (14)

Rússia vai bloquear o Instagram no país por tempo indeterminado a partir de segunda-feira (14). Segundo o Roskomnadzor, órgão executivo federal russo responsável pelas telecomunicações, a medida se justifica porque mensagens que “incentivam a prática de atos violentos contra os russos” estão se espalhando na rede social.

O órgão anunciou o bloqueio em um comunicado na última sexta-feira (11), mas informou que, como os usuários precisariam de tempo para transferir suas fotos e vídeos, além de notificar seus contatos, concluiria o procedimento após 48 horas.

A Meta, que é dona do Instagram e também do Facebook – que já foi bloqueado pela Rússia – não se manifestou. Porém, na quinta-feira (10), um porta-voz da empresa falou sobre as regras de moderação de conteúdo da companhia, alteradas recentemente.

“Como resultado da invasão russa na Ucrânia, temporariamente liberamos forma de expressão política que normalmente violariam nossas regras, incluindo discurso violento como ‘morte aos invasores russos’. Porém, nós ainda não permitiremos esse tipo de fala direcionada aos civis russos”, disse.

O Roskomnadzor chamou a decisão de “permitir a publicação de informações contendo apelos à violência contra cidadãos russos” de “sem precedentes”.

Deixe um comentário