Profissionais da Educação Básica de Pomerode (SC) aprendem sobre sustentabilidade na II Formação Continuada em Educação Ambiental A segunda edição do projeto, focada no processo de compostagem e horta, vai formar 40 educadores

A segunda edição da Formação Continuada em Educação Ambiental, voltada para profissionais da Educação Básica de Pomerode (SC), tem como principal objetivo formar multiplicadores em educação ambiental e será realizada através de encontros presenciais que seguem até o final de maio. A capacitação, organizada pela Secretaria de Educação e Formação Empreendedora de Pomerode e o Grupo Interdisciplinar de Educação Ambiental (GIEA), através do Programa Municipal de Educação Ambiental (ProMEA), vai formar 40 educadores de Pomerode.

          Entre os demais objetivos da formação, estão a reflexão sobre os conceitos e práticas em educação ambiental, o fornecimento de subsídios aos profissionais da Educação na perspectiva de responsabilidade socioambiental, o aprofundamento dos conhecimentos em educação ambiental para entender a importância no contexto educativo, o conhecimento do processo de compostagem com foco na valorização dos resíduos orgânicos, além de despertar o interesse no cultivo de horta e aprofundamento do conhecimento do processo de plantio.

          De acordo com Mayra Trierveiler Rego, coordenadora do GIEA, a escolha do tema foi baseada na necessidade de compartilhar informação sobre o tratamento de resíduos orgânicos. “Apenas falava-se da separação de resíduos e destinação para o aterro sanitário, mas eles também podem ser reciclados e transformados em adubo. Queremos mostrar esta possibilidade para que possamos mudar alguns hábitos na nossa comunidade”, explica.

          Ao levar conhecimento para os educadores, a expectativa é de que os profissionais possam abordar questões ambientais no dia a dia dentro dos conteúdos trabalhados em sala de aula. A formação, que é realizada anualmente, possui temáticas diferentes em cada edição. Outro motivo que levou à escolha do tema desta edição foi a realidade de todas as escolas de Pomerode, que contam com sistema de composteiras e hortas. A professora Daiane Luchetta Ronchi, bióloga e ministrante da capacitação, reforça: “precisamos capacitar educadores e funcionários para que tenham o conhecimento e saibam manusear as composteiras, descentralizando este trabalho”.
Daiane ainda destaca a importância da formação para que os profissionais da Educação possam ser instigados a tirar dúvidas sobre o tema, permitindo que sejam ativos nas escolas, encorajando-os a iniciarem projetos relacionados à compostagem com os alunos. “Esperamos que os educadores sejam sensibilizados pela causa e que possam levar o tema até os alunos, gerando engajamento e envolvimento nas escolas com as hortas e sistema de compostagem”, completa.
Entre os participantes inscritos estão professores, orientadores pedagógicos e diretores de Centros de Educação Infantil em escolas da rede pública e privada de Pomerode. Neide Ferreira, servidora do CEIM Prof.ª Nora Krueger Dallmann, compartilhou o que a experiência com a capacitação representa para ela. “A natureza faz muito por nós, pela nossa fauna e flora e, mesmo dependendo dela para viver, muitas vezes não retribuímos com os cuidados necessários. A natureza nos pede tão pouco e, a partir de agora, pretendo aplicar estes aprendizados e reaproveitar os resíduos, hoje, amanhã e sempre”, ressalta.

          Edineia Wachholz Borges, professora do CEIM Professora Waltrud Sievert, também falou sobre a participação na formação. “Estou muito animada com esta experiência e, como educadora, vejo a possibilidade de ampliar meus conhecimentos para melhorar a prática educacional no dia a dia. Aprender sobre a redução e separação de resíduos, entendendo que é possível transformar o resíduo orgânico em fertilizante e utilizar esse material nas hortas, está sendo uma vivência incrível. Já estou ansiosa para aplicar o conhecimento com as crianças na escola, para que possamos, juntos, fazer nossa própria composteira”.

          Os grupos estão divididos em duas turmas e terão três encontros, sendo o último uma visita técnica à Epagri de Itajaí, com o objetivo de conhecer o sistema de compostagem, que será realizada nos dias 29 e 31 de maio.

ProMEA Pomerode

O Programa Municipal de Educação Ambiental (ProMEA) é um instrumento de gestão ambiental que visa estimular um processo de desenvolvimento sustentável em Pomerode. Instituído a partir da Política Municipal de Educação Ambiental (Lei nº 3088), consolidada em abril de 2020, propõe integrar todas as pessoas e entidades que atuam com educação ambiental, de forma a torná-la contínua e permanente nas agendas dos órgãos públicos e privados. Para isso, foi constituído o Grupo Intersetorial de Educação Ambiental (GIEA), formado por representantes das seguintes instituições: Prefeitura Municipal de Pomerode, Secretaria de Planejamento e Meio Ambiente (Seplan), Secretaria de Saúde (Sesa), Secretaria de Educação e Formação Empreendedora (Sefe), Secretaria de Turismo e Cultura (Setuc), Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto (Samae), Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Pomerode (Apae), Associação Comercial e Industrial de Pomerode (Acip), Câmara de Diretores Lojistas de Pomerode (CDL Pomerode), Associação dos Engenheiros e Arquitetos de Pomerode (Asseapo), Bioparque Zoo Pomerode (Fundação Hermann Weege) e Grupo Escoteiro Pomerano.

 

FONTE : Júlia Paniz 

Deixe um comentário