Prefeitura em regime de plantão durante as férias coletivas Período das férias coletivas inicia nesta quinta-feira, dia 22 de dezembro e prossegue até o dia 6 de janeiro, com o retorno normal do atendimento à população na segunda-feira, dia 9 de janeiro de 2023.

A Prefeitura de Blumenau não estará atendendo a partir desta quinta-feira, dia 22 de dezembro, quando inicia o período das férias coletivas. Os serviços públicos retornam com o atendimento normal à população no dia 9 de janeiro de 2023, no horário das 8h às 12h, e das 13h30 às 17h30.

Mesmo assim, durante o recesso municipal, alguns serviços estarão funcionando em esquema de plantão no município. Confira abaixo quais serviços estarão à disposição da comunidade durante as férias coletivas da Prefeitura

Defesa Civil: plantão 24 horas pelo telefone 199.  

Manutenção de Bairros – DMB                                                                        

Área I:
Bairros: Velha, Velha Central, Velha Grande, Passo Manso, Do Salto, Salto Weissbach, Água Verde.
Período: 22/12/2022 a 08/01/2023
Responsável: engº Paulo Rua Skroch – fone: 9.9974-7803.

Área II:
Bairros: Itoupava Central, Badenfurt, Salto do Norte, Itoupavazinha, Testo Salto
Período: 22/12/2022 a 30/12/2022
Responsável: engº Hélcio O. Sauer – fone: 9.9943-0593

Período: 31/12/2022 a 08/01/2023
Responsável: engº Paulo Rua Skroch – fone: 9.9974-7803.

Área III:

Bairros: Centro, Ponta Aguda, Vorstadt, Ribeirão Fresco, Vila Formosa, Jardim Blumenau, Bom Retiro, Victor Konder, Vila Nova,   Itoupava Seca, Boa Vista, Nova Esperança, Escola Agrícola.
Período: 22/12/2022 a 08/01/2023
Responsável: engº Éder L. Marchi – fone: 9.9936-4031.

Área IV:

Bairros: Fortaleza, Fortaleza Alta, Tribess, Fidelis, Itoupava Norte
Período: 22/12/2022 a 30/12/2022
Responsável: engº Douglas Comandolli – fone: 9.9983-2460

Período: 31/12/2022 a 08/01/2023
Responsável: engº Paulo Rua Skroch – fone: 9.9974-7803.

Área V:

Bairros: Garcia, Progresso, Da Glória
Período: 22/12/2022 a 30/12/2022
Responsável: engº Laercio Comandolli – fone: 9.9977-9845

Período: 31/12/2022 a 08/01/2023
Responsável: engº Éder L. Marchi – fone: 9.9908-5577.

Fiscalização de obras particulares e posturas: plantão pelo número (47) 99701-2077 com os fiscais:
Everaldo Romualdo 22/12 a 29/12 e 02/01 a 03/01
Márcio Rocha 22/12 a 23/12
Natanael Nanini Miranda 22/12 a 01/01
Oriel Sane Ribeiro 26/12 a 08/01
Rony Marcos de Lima 04/01 a 08/01
Jorge Luis da Silva 07/01 a 08/01.

Diretoria de Iluminação Pública: plantão pelo 0800-606-1535.

Diretoria de Serviços Urbanos – DSU: plantão no período de 22/12 a 06/01 com eng. Valdeci Dutra (47) 99936-4097. Período de 29/12 a 06/01 com eng. Alexandre Linhares Brollo (47) 99117-9893.

Praça do Empreendedor: fechada nas férias coletivas.

Procon: fechado durante as férias coletivas. O WhatsApp do Consumidor, que atende pelo número 3381-7151 (somente mensagens de texto), não estará ativo neste período de recesso municipal, mas sem prejuízo à comunidade, já que o prazo para reclamação será alterado.

SMTT
A Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes (SMTT) seguirá com atendimento ininterrupto durante o fim de ano tanto nos atendimentos localizados na Rodoviária de Blumenau, quanto no pátio e na Central de Controle Operacional (CCO).

Área Azul:
A Área Azul atenderá normalmente até o dia 23 de dezembro, porém entre 24/12 e 07/01 não haverá fiscalização de Área Azul nas ruas. O retorno das atividades acontece no dia 9 de janeiro.

Já para quem tiver amarelinhas com vencimento entre 26/12 e 06/01, o pagamento poderá ser feito nos postos situados na Rodoviária de Blumenau, das 8h às 17h30, e no Comercial Borba, das 8h às 17h. O atendimento para a quitação das amarelinhas fica suspenso apenas nos dias 24 e 31/12, e 07/01.

Guarda Municipal de Trânsito (GMT):
A Guarda Municipal de Trânsito (GMT), por sua vez, seguirá com o atendimento em sistema de plantão; e o atendimento ao público, no setor de Boletins de Ocorrência (localizado na Rodoviária de Blumenau), segue com os horários de atendimento normais – de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h30 – tanto para o atendimento de BO’s, quanto para credenciais e autorizações. Em casos de ocorrências, o telefone 153 da Guarda Municipal fica 24h disponível para o contato da população.

Transporte Coletivo:
O Transporte Coletivo, entre os dias 24 de dezembro de 2022 e 3 de janeiro de 2023, segue o atendimento à população com uma programação otimizada conforme a demanda de passageiros para as datas. Desta forma, entre os dias 26 e 30 de dezembro de 2022, e dias 2 e 3 de janeiro de 2023, o serviço funcionará com cerca de 61,40% dos horários atuais, representando cerca de 1.613 horários/dia. A estimativa é de que o número de passageiros transportados, como é historicamente constatado, fique na faixa dos 35%.

Horários do transporte:
A população pode conferir as mudanças no site da BluMob, no endereço www.blumob.com.br e/ou no aplicativo da BluMob. Bem como nas tabelas de horário disponíveis nos terminais de ônibus. Para mais informações entre em contato pelos telefones (47) 3381-7000, ramal 2466 (em horário comercial) ou 0800 008 9090 (BluMob).

Cultura: os museus públicos mantidos pela Secretaria Municipal de Cultura e Relações Institucionais (SMC) já têm um calendário de atendimento no período de festas de fim de ano. Nos dias 24, 25 e 31 de dezembro e 1º de janeiro não haverá atendimento no Mausoléu Dr. Blumenau e museus de Arte (MAB), Hábitos e Costumes e da Família Colonial, todos localizados no Centro Histórico. Nos demais dias o funcionamento volta ao normal, com expediente de terças a domingos das 10h às 16h.

Semmas: fechada durante as férias coletivas. O Parque São Francisco de Assis está aberto normalmente à comunidade, reforçando que nas segundas-feiras o local fica fechado para manutenção e também fechado um dia após a ocorrência de chuva. O Parque dos Animais (Parcão) estará aberto normalmente à população nas férias coletivas.

Cepread: o Centro de Prevenção e Recuperação de Animais Domésticos (Cepread) vai funcionar normalmente neste período de férias coletivas. Plantão para denúncias do meio ambiente e bem estar animal pelo telefone 99266-9747. Contato para atendimento de urgência aos animais de rua e agenda para doação pelo número 99169-6343.

Empório Vila Germânica: de 1º de dezembro de 2022 até 1º de fevereiro de 2023, as lojas do complexo abrem das 10h às 22h de segunda a sábado e das 10h às 20h aos domingos e feriados.

Nos dias 24 e 31 de dezembro, vésperas de Natal e ano novo, as lojas abrem das 10h às 16h. Já nos dias 25 de dezembro e 1º de janeiro, as lojas estarão parcialmente abertas. Os restaurantes mantêm o horário de atendimento de todo o ano: das 11h às 23h, todos os dias.

Restaurante Bierhaus: atendimento até a próxima quarta-feira, dia 21, das 11h30 às 14h30. Retorna normalmente no dia 3 de janeiro de 2022.

Parque Ramiro Ruediger: aberto todos os dias, das 5h à meia-noite.

Parque das Itoupavas: aberto todos os dias das 5h às 22h.

Natal em Blumenau: A programação completa, com horários e atrações, pode ser conferida no site do Natal em Blumenau. (https://natal.turismoblumenau.com.br/)

Choperia e Restaurante Vila Germânica e Alemão Batata choperia: Dias 24, 25 e 31 de dezembro, das 11h às 01h. Nos demais dias, atendimento normal. (Restaurante Vila Germânica servirá ceia de natal, verificar horários e disponibilidade)

Secretaria de Desenvolvimento Social (Semudes): a sede da secretaria estará aberta para trabalhos administrativos internos e para atendimentos somente por agendamento.

– Cras: atendimento normal de segunda a sexta das 08h às 17h.
– Creas: atendimento normal de segunda a sexta das 08h às 17h.
– Centro POP: atendimento normal de segunda a sexta das 07h às 16h.
– Banco de Alimentos: atendimento normal de segunda a sexta das 07h às 16h e sábado das 07h às 13h. Dias 24 e 31 de dezembro estará fechado.
– Abordagem Social: estará recebendo denúncias normalmente de segunda a sexta das 05h30 à 1h e finais de semana e feriados das 08h às 20h pelo telefone 156, opção 2.
– Conselhos Tutelares: atendimento normal na unidade das 08h às 17h, após este horário, finais de semana e feriados com plantão 24h pelo telefone 99977-9866.
– Os abrigos municipais Amblu, Casa Eliza, Nossa Casa I, II e III atendem normalmente 24h.

Educação: escolas e Centros de Educação Infantil (CEIs) estarão fechadas neste período de férias coletivas. O funcionamento normal inicia no dia 16 de janeiro para atendimento à comunidade. As aulas para estudantes em escolas e CEIs retornam no dia 6 de fevereiro.

Ouvidoria e e-SIC: estarão fechadas durante o período de férias coletivas. Reclamações, sugestões e pedidos de informação poderão ser enviados pelos formulários digitais disponíveis na Carta de Serviços, sendo que os prazos só passarão a contar a partir de 9 de janeiro, conforme o decreto nº 14.207/22.

IPTU: haverá plantão para o atendimento de dúvidas sobre o carnê do IPTU 2023, que será distribuído a partir de janeiro. O contribuinte poderá entrar em contato pelo e-mail iptu@blumenau.sc.gov.br ou pelo WhatsApp: (47) 98806-0553 ou 99699-0946.

Dívida Ativa: para esclarecimento de questões relacionadas a protestos de débitos inscritos em Dívida Ativa, haverá plantão nos dias úteis. O contato poderá ser feito pelo e-mail gc.sefaz@blumenau.sc.gov.br ou pelo WhatsApp (47) 99927-9728.

Praças do Cidadão: estarão fechadas durante as férias coletivas. Haverá plantão emergencial nos dias úteis apenas para emissão de ITBI para financiamentos, que poderá ser solicitada pelo e-mail pracacidadao@blumenau.sc.gov.br. Para dúvidas técnicas, o contribuinte poderá entrar em contato com a Secretaria da Fazenda pelo e-mail itbi@blumenau.sc.gov.br ou WhatsApp (47) 9613-5162.

A Nota Fiscal Avulsa poderá ser emitida via processo digital, no link: https://nfse.blumenau.sc.gov.br/contrib/Account/Login

Para mais informações e solicitação de acesso ao sistema, o contribuinte poderá acessar a Carta de Serviços neste link: https://www.blumenau.sc.gov.br/cartadeservicos/ServicosPagina.aspx?414

Dúvidas poderão ser enviadas para a Secretaria da Fazenda pelo e-mail notablu@blumenau.sc.gov.br. O expediente normal das praças retornará no dia 9 de janeiro de 2023.

Saúde:
A estrutura administrativa apenas expediente interno durante as férias coletivas.

Atendimento dos Ambulatórios Gerais:
AGF Escola Agrícola, AGF Garcia e AGF Itoupava
Abertos: de 22/12/2022 a 30/12/2022 – Horário das 7h às 19h
Fechados: 24, 25 e 31/12/2022, além de 02 a 08/01/2023.

AGF Badenfurt, AGF Fortaleza, AGF Velha e AGF Centro
Abertos: de 02 a 06/01/2023 – Horário das 7h às 19h
Fechados: de 22/12/2021 à 01/01/2022, além de 07 e 08/01/2023.

Demais serviços da saúde:

Serviço de Atenção Domiciliar (SAD) e Serviço de Oxigenoterapia (SOD): durante o período de férias coletivas (22/12/2022 a 08/01/2023) atenderão em regime de plantão e com equipe reduzida;

Serviço de atenção psicossocial: o atendimento será disponibilizado às pessoas (crianças e adultos) que necessitem de atendimento ambulatorial em saúde mental por transtornos psiquiátricos ou por abuso de substâncias psicoativas.

No período das férias 2022/2023, os serviços de saúde mental estarão atendendo com equipe reduzida e ficarão centralizados no CAPS AD III, localizado na Rua Hermann Hering, 766, bairro Bom Retiro, telefone de contato (47) 3381-6888.

Banco de Leite, Serviço de Atenção Integral às Pessoas em Situação de Violência Sexual (SAVS), Consultório na Rua, Núcleo de Apoio ao Diabético (NAD), Centro de Atenção Integral à Saúde da Mulher (CAISM), Centro de Saúde do Idoso (CSI), Núcleo Integrado de atendimento ao Fissurado (NIAF), Núcleo de atenção ao Ostomizado (NAO), Policlínica Lindolf Bell, Serviço Multiprofissional de Atenção em Educação (SERMAES), Farmácia de Alto Custo, Farmácia Solidária, Centro de Referência de Saúde do Trabalhador (CEREST) e o Centro Especializado em Diagnóstico, Assistência e Prevenção (CEDAP) estarão fechados de 22/12/2022 a 08/01/2023 e retornam às atividades no dia 9 de janeiro.

Samae:
Sede administrativa: sem atendimento nas férias coletivas.

Coleta de resíduos: atendimento de coleta normal. Dias 24 e 31 de dezembro a coleta será realizada uma hora mais cedo que o horário usual. Atendimento ao cliente da gerência de resíduos sólidos estará em recesso do dia 31 de dezembro de 2022 ao dia 8 de janeiro 2023.

Manutenção: funcionará com atendimento 24h pelo 115.

Ouvidoria do Samae: atenderá de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 17h. O número do WhatsApp, que atende pelo número (47) 9997-6915 (somente para mensagens), funcionará das 8h às 22h.

Comercial: unidades na Rua Bahia e no Centro: abertas de segunda a sexta, das 8h às 17h. As outras unidades retomam o atendimento normal dia 9 de janeiro de 2023.

 

Assessor de Comunicação: Joni César

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