Prefeitura de Blumenau qualifica gestores públicos pelo Programa +Líderes

Melhorar o desempenho das lideranças públicas do governo municipal. Esse é o objetivo da Prefeitura de Blumenau com a participação no Programa +Líderes. Promovido pelo Vetor Brasil, o projeto é desenvolvido em parceria com o ‘Vamos’, movimento que une a Fundação Lemann, Repúblicas.org e Instituto Humanize, e começou em agosto deste ano. 

O primeiro encontro presencial do Programa +Líderes ocorreu na última sexta (4) e debateu os principais desafios enfrentados no contexto municipal, além de planejar um caminho de implementação da Política de Desempenho e Desenvolvimento de Lideranças Públicas. O Programa segue até março de 2023.

Na abertura do evento, Faviane Teixeira, gerente de Desenvolvimento Institucional e Mudança de Cultura do Vetor Brasil, destacou as principais realizações do Programa, que reuniu 52 lideranças públicas em 6 encontros formativos, que debateram temas como engajamento e motivação, sistema de administração pública, estratégias de gestão e avaliação de desempenho. “A realização deste fórum é extremamente importante, especialmente em uma semana simbólica como a que vivemos, de transição de governos estaduais e federais,” destacou ela.

Para o prefeito, Mário Hildebrandt, fazer gestão pública é algo que depende da ação de muitas pessoas para acontecer e o programa é uma ferramenta extremamente importante para o desenvolvimento de líderes dentro dos setores da gestão do município. “O cargo de prefeito é passageiro, mas o trabalho técnico precisa seguir sendo realizado com cuidado e zelo pelos servidores, independente de quem está à frente da gestão. Nosso intuito com o programa é promover a mudança de cultura da gestão de pessoas”, declara o prefeito.

Durante os oito meses do Programa, profissionais da Prefeitura de Blumenau estarão imersos em conteúdos, fóruns e workshops para mapear os cargos estratégicos e desenvolver competências, além de estabelecer e acompanhar metas e indicadores de cada liderança. 

O secretário de gestão governamental, Paulo Costa, diz que o compromisso do município é participar do Programa com líderes técnicos e políticos. “A nossa participação iniciou em uma conferência que tivemos com o Vetor, sobre como qualificar as equipes de governo. Com isso, acabamos contribuindo para desenhar um projeto que prioriza o trabalho de qualificação dos dirigentes e lideranças, visando melhorar a capacidade de entregas e de resultados que melhorem a qualidade de vida da população”, comenta o secretário.

Além de Costa e Omar Dabbous, representando a secretaria de gestão governamental, outros servidores municipais também participaram do seminário + Líderes, em São Paulo: Anderson Rosa, secretário de administração e Carlos Eduardo Correa, recursos humanos (RH); Rodrigo José Silveira, procurador.

Maria Regina Soar, que também integra o grupo de líderes da Prefeitura de Blumenau, diz que o objetivo da participação no Programa +Líderes é desenvolver as lideranças de forma estratégica, aperfeiçoar e desburocratizar os processos no serviço público, além de modernizar e desenvolver a gestão. “Esses assuntos são fortemente trabalhados e debatidos nos eventos do Programa, assim como o engajamento e a motivação dos servidores. Acredito que o +Líderes só tem a acrescentar à nossa administração, tornando a prefeitura e o serviço público, em si, muito mais qualificado, gerando ainda mais benefícios ao cidadão, além de economia de recursos e melhoria de processos do governo”, enfatiza a vice-prefeita.

Além de Blumenau, nove prefeituras estiveram presentes: Joinville (SC); Novo Hamburgo, Pelotas e Rio Grande (RS); São Caetano do Sul e São Vicente (SP), Vitória e Serra (ES) e Divinópolis (MG). Juntos, esses governos dialogam com, aproximadamente, 4,2 milhões de pessoas.

Sobre o Programa
O Programa +Líderes tem o objetivo de desenvolver as habilidades, competências e capacidades dos gestores. No projeto estão previstos mais sete encontros, que devem contar com a participação de lideranças públicas das cidades participantes, incluindo sessões de tutoria para construção dos projetos-pilotos, workshops para desenvolvimento das competências de lideranças, fóruns, imersões e o Congresso de Gestão de Lideranças Públicas.

Quem é o Vetor Brasil?
O Vetor Brasil é uma organização da sociedade civil (OSC) suprapartidária e sem fins lucrativos, que acredita no poder de transformação da sociedade a partir do setor público, buscando contribuir para a efetividade da gestão e a melhora das ações de governo.

Assessora de comunicação: Elaine Malheiros

Deixe um comentário