Pesquisa aponta que 70% dos clientes estão dispostos a gastar mais com empresas que oferecem experiência de compra

O relacionamento entre vendedor e comprador é fundamental para a efetivação de uma venda. Cada vez mais a venda passa a ser tratada como uma construção de relação com o comprador, que por sua vez, busca uma experiência completa na hora da compra. Prova disso é que 70% dos clientes estão dispostos a gastar mais com empresas que oferecem uma experiência perfeita em seus serviços, como aponta o relatório da Zendesk CX Trends 2023. Ainda de acordo com o relatório, quando experiências ruins acontecem no processo de venda, cerca de 73% dos compradores buscam a concorrência.

Os dados revelam que atualmente as empresas que estão vendendo um produto ou serviço precisam se dedicar para construir uma boa relação que vá além da venda. Como é o caso da Huvispan Têxtil, empresa que trabalha com beneficiamento de malhas e tecidos em rolo. O gerente comercial da empresa, Douglas Wruck,  explica que entender o bom relacionamento nos serviços é primordial para construir um relacionamento de fidelização com o cliente. “Nós apostamos no relacionamento pré, durante e pós-vendas como uma forma de garantir que todo o processo seja bem feito e a satisfação do cliente seja alcançada, não apenas com o produto ou serviço adquirido, mas também a experiência de um bom atendimento em todo esse processo”.

Como resultado, a Huvispan já supera a marca de 80% de clientes fiéis através de serviços prestados. “A importância da abordagem inicial, por meio do atendimento comercial, é de praxe, pois é a abertura da oportunidade para iniciar a degustação dos serviços”, declara Wruck.

Fases de um relacionamento de venda

Para estabelecer um relacionamento sólido e duradouro com o cliente, é importante pensar na venda como um relacionamento em construção. Wruck revela que existem três fases que separam essa relação, sendo elas:

Pré-venda: O relacionamento com o cliente começa antes mesmo da proposta de venda. “O primeiro passo é saber com clareza sobre o produto ou serviço que a empresa está oferecendo e qual é o mercado que se busca atingir. Quando o público-alvo for escolhido e os clientes começarem a surgir, a empresa deve pensar em ações para informar e divulgar o produto ou serviço oferecido, educando seus compradores. Investir na educação e na comunicação estabelece um vínculo de confiança entre vendedor e cliente. Essa confiança é importante para fazer com que o cliente escolha aquela empresa ou produto para investir o próprio dinheiro”, explica.

Durante as vendas: Quando o processo de venda começar, é importante manter uma comunicação efetiva e direta. “É normal o cliente ter dúvidas, então a empresa precisa responder esses questionamentos da melhor forma. Para uma boa comunicação, é preciso também manter um acompanhamento constante da venda. Dessa forma é possível garantir que o cliente está satisfeito com o processo de compra”, aponta Wruck.

Pós-vendas: Wruck pontua que após a venda ser realizada, a empresa deve ouvir o feedback do comprador, para saber no que acertou e no que errou durante o processo. “Além disso, é importante garantir um suporte ao cliente, dependendo do produto ele pode precisar de alguma assistência ou resolução de problemas. O momento de pós-venda serve principalmente para fidelizar o cliente. A empresa pode construir um contato a longo prazo com o cliente, entregando um resultado que o faça voltar mais vezes”.

Sobre a Huvispan

Além de trabalhar com beneficiamento, a Huvispan também é distribuidora de fios para o Brasil, como elastano, fios metálicos e poliamida. A empresa entrega produtos de alto padrão de qualidade, que são testados de forma rigorosa, prezando por produtos que passem confiança e segurança para os clientes.

O modelo atual de negócios que a empresa segue prioriza o foco ao atendimento ao cliente e o tratamento humanizado, reforçando a importância de manter uma relação que vá além da venda e entregando produtos de qualidade.

fonte:PRESSE COMUNICAÇÃO

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