Ouvidoria da Prefeitura de Blumenau divulga balanço de atendimentos Foram mais de 15 mil processos abertos em 2022, sendo que 80% deles foram concluídos no mesmo ano.

A Ouvidoria da Prefeitura de Blumenau abriu 15.144 processos em 2022, entre reclamações, sugestões, elogios e denúncias. Casos relacionados a maus tratos contra animais, que no ano passado ainda eram atendidos pela Ouvidoria Geral do município, lideraram novamente o ranking de registros. Entre outros tópicos mais abordados estavam pedidos de macadamização e patrolamento e manutenção de calçamento.

De acordo com o relatório divulgado pelo órgão, quase 80% dos processos foram concluídos ainda em 2022. O restante segue em tramitação junto às secretarias responsáveis. “A Ouvidoria é o canal direto de comunicação entre a população e a prefeitura e nos dá um panorama importante sobre as demandas de Blumenau. Dados gerados pelos atendimentos que eles prestam nos permitem, por exemplo, planejar os investimentos para atender as principais necessidades da população”, explicou o prefeito Mário Hildebrandt.

Segundo a vice-prefeita Maria Regina Soar, foram os altos índices de denúncias de maus-tratos atendidos pelo número 156 que despertaram, por exemplo, a necessidade de se criar um ramal próprio para o tema. “Desde dezembro do ano passado, as denúncias são direcionadas diretamente para a Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade, o que nos permitiu regular a abordagem e agilizar o atendimento a esses casos. As denúncias podem ser feitas pelo 156, digitando a opção 1 e depois a opção 2”, pontuou.

A Ouvidoria Geral da Prefeitura atende a demandas ligadas à manutenção de vias públicas e fiscalização de obras e posturas. Os atendimentos são prestados pelo 156,  por mensagens de WhatsApp (99937.1307), e-mail (ouvidoria@blumenau.sc.gov.br), via processo digital (https://processodigital.blumenau.sc.gov.br/i4iFlowPMB/canalouvidoria.aspx ) ou ainda presencialmente, das 8h às 17h, na sala 11 do 1º andar do prédio da Prefeitura.

Já assuntos como abordagem social, trânsito, saúde, saneamento e coleta de lixo, possuem canais próprios para registro de solicitações, conforme a lista abaixo:

Abordagem Social: atendimento a moradores de rua
Telefone: 156 – opção 2

Ouvidoria SMTT: trânsito, transporte coletivo, área azul, entre outros
Telefone: 156 – opção 3
ouvidoria.smtt@blumenau.sc.gov.br

Ouvidoria da Saúde: denúncias de dengue, vigilância sanitária, medicamentos, entre outros

Telefone: 156 – opção 4
ouvidoriasemus@blumenau.sc.gov.br
 
Ouvidoria Samae: água, esgoto e coleta de lixo
Telefone: 115
ouvidoria@samae.com.br
 
Iluminação Pública
Solicitações de Manutenções: 0800 606 1535

Assessora de Comunicação: Aline Franzoi Santos Fleith

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