O que está por trás das mais de 800 demissões da Coteminas em Blumenau

A Coteminas, companhia têxtil com sede em Blumenau, anunciou na última semana um demissão em massa do quadro de colaboradores. Na manhã desta segunda-feira (3), uma assembleia convocada pelo Sintrafite (Sindicato dos Trabalhadores Têxteis), confirmou o desligamento de 841 funcionários da empresa.
De acordo com o sindicato, na sexta-feira (30), a Coteminas entrou em contato e informou sobre a necessidade de realizar o desligamento de funcionários no mês de julho. O motivo das demissões, conforme o comunicado enviado pela empresa ao Sintrafite, tem a ver com o momento da Coteminas e é necessário para “manter a continuidade da operação”.
Em Blumenau, o sindicato afirmou que 1.200 funcionários fazem parte do quadro da Coteminas. Deste número, 841 serão desligados de suas atividades. Do número total de colaboradores, 200 encontram-se afastados pelo INSS (Instituto Nacional do Seguro Social), e não podem ser desligados da empresa.
Durante a assembleia, o sindicato informou que em todo o Brasil, a Coteminas prevê o desligamento de cerca de 2 mil funcionários. A unidade de Blumenau, segundo o Sintrafite, é a mais prejudicada.
O comunicado enviado pela Coteminas ao sindicato ainda destaca que “os funcionários terão garantia mercantil no valor total das rescisões, em torno de R$ 35 milhões”. O pagamento será feito de forma parcelada, que segundo a empresa, é a única forma de conseguir efetuar as indenizações sem causar nenhum dano aos trabalhadores.
A reportagem  entrou em contato com um representante da Coteminas, que afirmou que não pode se manifestar sobre o assunto e encerrou a ligação de maneira repentina. O espaço segue aberto. O Sintex (Sindicato das Indústrias de Fiação, Tecelagem e do Vestuário) também foi procurado.
Fonte: ND+ 

Deixe um comentário