NOVELA SOBRE RECUPERAÇÃO DE PONTE NA BR-470 É ALVO DE COBRANÇA NO ALTO VALE

Ponte em Ibirama está com estrutura classificada como crítica e a cobrança da população do vale do Itajaí é para a recuperação urgente.

O CODENSUL (Conselho de Desenvolvimento Econômico de Rio do Sul) cobrou do DNIT (Departamento Nacional de Infraestrutura) uma solução urgente para a recuperação da ponte na BR-470 entre as cidades de Ibirama e Apiúna. A entidade, formada por políticos, entidades e representantes da comunidade, enviou um ofício à Brasília alertando o órgão federal sobre a condição perigosa da ponte.

A ponte fica no km 113 da rodovia e serve de travessia sobre o Rio Itajaí-Açú II. É uma das maiores pontes do principal corredor de exportações de Santa Catarina. Segundo o CONDENSUL, a condição de estabilidade da estrutura recebeu a pior nota quando reclassificada de problemática para crítica durante uma inspeção técnica realizada ainda em 2020. Ou seja, o risco de algum problema maior é grande. É visível o estado precário da ponte. As fissuras na estrutura são assustadoras. Em 2009, a ponte chegou a ficar interditada para veículos pesados devido à avarias e trouxe um grande problema para a mobilidade na região.

Novela sem fim Em novembro do ano passado, o DNIT lançou uma segunda licitação para realizar uma obra de recuperação da ponte, mas o processo fracassou. Segundo o CONDENSUL, nenhuma empresa consultada pelo DNIT aceitou realizar a reforma, o reforço e o alargamento da estrutura pelos valores orçados pelo governo federal.

Nos últimos dias, o processo foi devolvido pelo órgão em Santa Catarina para revisão na sede do departamento, em Brasília. Porém, o CONDENSUL destaca que a realização da obra já é classificada como prioritária pelo DNIT desde 2016.O conselho de Rio do Sul, vinculado à Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Empreendedorismo e que acompanha a situação por meio da Câmara Técnica da BR-470, também pediu engajamento da bancada federal catarinense e do COFEM (Conselho das Federações Empresariais de Santa Catarina) para que a obra de recuperação da ponte inicie o mais rápido possível.

POR/RODRIGO VIEIRA / ND+/ VALE REGIONAL

Deixe um comentário