NEIs de Timbó não utilizam açúcar no preparo da alimentação

Os Núcleos de Educação Infantil (NEI) de Timbó contam com uma alimentação pensada de forma balanceada para as crianças. Entre elas, está a redução do uso de açúcar no preparo dos alimentos.
Essa iniciativa foi motivada pela Resolução nacional N° 06, de 08 de maio de 2020, que dispõe sobre o Atendimento da Alimentação Escolar e proíbe a oferta e adição de açúcar, mel e adoçantes em preparações culinárias e bebidas destinadas a crianças com até três anos de idade.
Desde então, a Coordenação da Alimentação Escolar municipal, através da coordenadora Sílvia Maria Formigari da Costa e da nutricionista Leocádia Raquel Tamanini Bogo, vem trabalhando com as equipes dos NEIs em preparos culinários sem açúcar, optando por alternativas saudáveis, como banana caturra, uvas passas, maçãs e purê de maçãs para adoçar os alimentos.
Mas para além do cumprimento da resolução, a equipe considera o impacto do açúcar na saúde das crianças. “O açúcar, quando consumido em excesso, aumenta o risco de doenças cardiovasculares, diabetes e pode causar hiperatividade, redução na capacidade de concentração e irritabilidade. Também eleva os níveis de insulina e adrenalina no sangue, o que pode provocar ansiedade e dificuldade de concentração. Além disso, o açúcar contribui para o aumento dos níveis de colesterol e triglicerídeos, aumentando o risco de doenças cardíacas”, explica a nutricionista Leocádia Raquel Tamanini Bogo.
“Nosso objetivo é sempre proporcionar uma alimentação saudável e de qualidade para os alunos, priorizando sua saúde e bem-estar”, aponta a coordenadora Sílvia Maria Formigari da Costa.
Além disso, a equipe planeja, ainda, introduzir o suco de maçã concentrado na Chamada Pública para Alimentos da Agricultura Familiar, proporcionando mais uma opção para tornar as preparações culinárias mais saudáveis.

Assessora: Raquel Piske/Ascom PMT
Fotos: Divulgação SEMED Timbó

Deixe um comentário