MAB lança catálogo virtual com as obras restauradas

Projeto da Bluap “Emoldurando Memórias, Perpetuando Histórias” foi contemplado pelo 3º Prêmio Herbert Holetz.

A partir da transferência de um acervo artístico entre os museus da Família Colonial e de Arte de Blumenau (MAB) e a constatação de que as obras de reconhecido valor precisavam de tratamento adequado antes de voltarem a ser exibidas, foram selecionadas 35 delas adotando os critérios da integridade física, qualidade do trabalho e importância histórica do artista. Esse catálogo virtual contendo esse material será apresentado nesta quinta-feira, dia 10 de março, às 19h, durante a abertura da 1ª Temporada de Exposições 2022 do MAB.

Muitas das obras estão relacionadas a imigrantes, ou ainda seus filhos, que vieram para a Colônia Blumenau no século XIX e início do século XX, para se estabelecer ou que por aqui passaram e fizeram registros artísticos. Já não são apenas colonos revolvendo a terra que circulam na região. Artistas instalam seus cavaletes a beira de rios, em meio a descampados, na entrada das florestas para registrar cenas que mostram a beleza do lugar, a interferência humana na paisagem, ou ainda a urbanização em desenvolvimento.

Ao utilizar as ferramentas de busca foi necessário transitar por áreas da genealogia e da história da colonização. “As surpresas aconteceram aos poucos com a persistência nas buscas e nas analogias possíveis como traduzir os nomes para o português, ou o inverso, para o alemão”, revela o curador e pesquisador Arian Grasmück. “Fragmentos relacionados aos pesquisados, levaram a outros fragmentos criando uma rede de informações que mostraram ser possível seguir pesquisando”.

Carinho pela arte

Num trabalho de estremado carinho pela arte do passado, a Associação Blumenauense de Artistas Plásticos (Bluap) revitalizou chassis, molduras e trouxe para o público, junto com o MAB, a emoção de reviver memórias e de perpetuar assim as histórias. “Um presente para o MAB e para os blumenauenses. Um gesto que traz em si a simbologia de emoldurar memórias dos artistas que passaram por Blumenau ou aqui viveram”, comenta Arian Grasmück. “Esse olhar perpetuado nas imagens, preserva congelado no tempo a ação do artista e perpetua a história a partir deste fragmento. Junto com esta ação resgatou-se também a história destes artistas, que ora são apresentados.”

Para ele, salvaguardar a arte que sobreviveu desse tempo é necessário. “Um povo deixa de existir se não tem história e memória. A Arte é um dos muitos caminhos de preservação e de conhecimento do passado. Emoldurando memórias, perpetuando histórias é fruto do pensamento de artistas que valorizam arte e história”, conclui o pesquisador.

O projeto da Abluap foi incentivado pela Secretaria Municipal de Cultura e Relações Institucionais (SMC) e Conselho Municipal de Política Cultural de Blumenau (CMPC). O restauro contou com recursos do 3º Prêmio Herbert Holetz.

Saiba mais

Abertura da 1ª Temporada de Exposições no MAB

Data: quinta-feira, dia 10 de março

Horários:

19h: conversa com os artistas expositores

20h: abertura da 1ª Temporada de Exposições do MAB, lançamento de livro e apresentação de grupo de dança

Visitas: até 21 de abril, de terça-feira a domingo, das 10h as 16h

Visitas mediadas: podem ser marcadas pelo telefone 3381-6176

Classificação indicativa de idade: Livre

Entrada franca

Assessor de Comunicação: Sérgio Antonello 

Deixe um comentário