LUTO – Morre o ex-deputado Alvaro Correia

Morreu nesta quinta-feira, dia 12, o ex-deputado Álvaro Correia. Deputado estadual por três mandatos e ex-vereador, Correia tinha 90 anos e o velório iniciou na Capela Frei Edgar, no Cemitério São José, onde acontece até às 19h. Em seguida, o corpo será cremado.

Álvaro Correia nasceu em 7 de março de 1933 em Brusque, onde viveu a infância, mas tem uma forte ligação com Gaspar. Estudou na escola Itajaí, em Gaspar e concluiu o ginásio no Colégio Sagrada Família, em Blumenau. Em 1948, começou a trabalhar na Linhas Círculo e, na sequência, assumiu o Departamento de Correios e Telégrafos em Gaspar.

Destacou-se como jornalista, foi 12 anos diretor de esportes e notícias da Rádio Nereu Ramos e trabalhou ainda nos jornais O Gaspar, Lume, A Tribuna e A Nação, além de ter sido correspondente dos jornais O Estado de São Paulo e Gazeta Esportiva. Foi também jogador do Clube Atlético Tupi, na década de 1960.

Iniciou a carreira política nos anos 1970, sendo um dos fundadores do MDB em Blumenau. Em 1972, foi eleito vereador e assumiu a função de líder do prefeito Félix Theiss. Dois anos depois, foi eleito deputado estadual, onde ficou por mais três mandatos seguidos. Nesse período, foi vice-presidente da Alesc e, entre os projetos de destaque dele como deputado estão a criação da Polícia Rodoviária Estadual e da Polícia Feminina de Santa Catarina.

Depois de deixar a Assembleia, trabalhou no governo Dalto do Reis, em 1986, e no governo do Estado, durante o mandato de Casildo Maldaner. Foi ainda presidente do Seterb no mandato de Renato Vianna nos anos 1990 e intendente distrital do Garcia no governo de Décio Lima.

Correia também foi ativo no Lions Clube Blumenau Cidade Jardim, sendo um dos sócio-fundadores. Foi casado com Isolde Schramm e teve três filhos: Álvaro Filho, Ana Lúcia e Luciana.  O prefeito de Blumenau, Mário Hildebrandt, decretou na manhã desta quinta-feira, dia 12, luto oficial de três dias pela morte.

Mesmo depois de aposentado, Correia nunca se desligou do trabalho junto à comunidade. No começo dos anos 2000, liderou o projeto de construção de uma nova sede do Fórum de Gaspar, inaugurado em junho de 2017.  O prefeito de Blumenau, Mário Hildebrandt, decretou na manhã desta quinta-feira, dia 12, luto oficial de três dias pela morte. O Jornal Metas lamenta a perda do cidadão e do político e se solidariza com a família Correia.

 

fonte:PREFEITURA MUNICIPAL DE BLUMENAU 

Deixe um comentário