Imigrantes Hospital e Maternidade realiza primeiras cirurgias pelo SUS

Cinco pacientes foram operados, por meio de convênio firmado com a Prefeitura de Itajaí, que busca retirar cerca de 4 mil pessoas da fila do SUS

No sábado e domingo, 5 e 6 de maio, o Imigrantes Hospital e Maternidade de Brusque (SC), que tem a gestão do Instituto Maria Schmitt (IMAS), realizou suas primeiras cirurgias pelo Sistema Único de Saúde (SUS), por meio de convênio com o município de Itajaí (SC).

O contrato firmado com a Prefeitura é exclusivo para atender a população itajaiense, e busca zerar a fila de espera de pacientes que aguardam cirurgias eletivas em diferentes especialidades. Segundo o diretor de Regulação e Implantação do IMAS, Dr. Robson Schmitt, esse convênio é muito importante pois trará agilidade e irá retirar cerca de 4 mil pessoas da fila do SUS.

A diretora geral do Imigrantes, Fernanda Rodrigues, explica que o contrato tem a duração de 12 meses, podendo ser prorrogado pelo mesmo período, até que as cirurgias sejam finalizadas. “O convênio prevê a realização de diversas especialidades, como: urologia, cirurgia de mama, cirurgia ginecológica, ortopédica, vascular, cirurgia cardíaca, cirurgia de otorrino, entre outras”, comenta.

No fim de semana, foram realizadas as primeiras cinco cirurgias urológicas, sendo quatro pacientes mulheres e um homem, entre 36 e 60 anos, moradores dos bairros São Vicente, Santa Regina, Espinheiros e Fazenda. O Urologista Dr. Fernão Araújo comandou a equipe de oito profissionais, que atendeu nas cirurgias para retirada de cálculo renal.

Alívio

Na fila há mais de 4 anos e meio aguardando para ser operada, a moradora do bairro São Vicente, Fernanda Koste Rodrigues (41 anos), foi a primeira a entrar no centro cirúrgico. “Em Itajaí eu aguardava há quase 2 anos, mas antes disso eu morava no Rio Grande do Sul e já estava há 3 anos na fila. Foi uma espera muito dolorosa e triste, porque eu tinha dor praticamente todos os dias, tomava remédios muito fortes para conseguir lidar. Receber a notícia do agendamento foi uma alegria muito grande. Eu havia acabado de tomar remédio quando chegou a mensagem. Enquanto falava com a equipe do Hospital Imigrantes eu estava chorando, muito emocionada”, recorda com lágrimas nos olhos.

Segundo o Dr. Fernão, não existem palavras para descrever o quanto é gratificante poder ajudar quem tanto necessita. “São pessoas aguardando cirurgias por quatro, cinco anos, enfrentando dores e limitações diárias. É muito bom poder de alguma forma aliviar a dor de quem tanto sofre. A felicidade e o respeito estiveram e estarão sempre presentes nesse projeto”, comenta o urologista.

Além da agilidade no atendimento, a paciente operada elogiou a estrutura do hospital. “Achei o Hospital maravilhoso, uma ótima estrutura e o atendimento foi excelente. Fiquei muito feliz. A partir de agora é só alegria, e tentar adicionar alguma atividade física, porque antes eu não podia por causa da dor. Estou muito otimista por essa recuperação”, comenta a paciente.

SUS Brusque

Sobre o atendimento à população de Brusque através do SUS, a diretora geral do Imigrantes, Fernanda Rodrigues, explica que o hospital aguarda a finalização do processo de credenciamento.

“O processo de credenciamento está seguindo as etapas e trâmites normais para habilitação. Já houve a aprovação do Comusa (Conselho Municipal de Saúde de Brusque) sobre nossa oferta, tanto sobre os atendimentos à alta complexidade de Ortopedia como para a habilitação dos leitos de UTI Adulto e UTI Neonatal. Para a Ortopedia, já tivemos parecer favorável pelo comitê intergestor dos Secretários de Saúde, faltando apenas liberação do Estado e para os leitos de UTI, aguardamos o parecer do secretário Municipal de Saúde. A próxima etapa é poder atender também a demanda de cirurgias da população de Brusque através do SUS”, comenta.

 

FONTE : AMPLITUDE COMUNICAÇÕES 

Deixe um comentário