Festival Paralímpico reúne cerca de 175 crianças e adolescentes neste sábado

Neste sábado, dia 20, ocorreu a cerimônia de abertura do Festival Paralímpico 2023 de Blumenau. O festival é uma iniciativa do Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) e é realizado por meio das Secretarias de Educação e de Inclusão da Pessoa com Deficiência e Paradesporto, em parceria com a Associação de Paradesporto de Blumenau (Aspesblu) e a Universidade Regional de Blumenau. As atividades ocorreram durante toda a manhã no Complexo Esportivo da FURB.

O festival iniciou em 2018 com o objetivo de proporcionar às crianças e adolescentes, com e sem deficiência, a experiência de vivenciar e experimentar as modalidades paralímpicas esportivas de forma lúdica e difundir o movimento paralímpico em todo o território nacional. A ação ocorreu em todos os estados do país, além de Blumenau, outras 120 cidades sediaram o evento.

“O Festival Paralímpico é uma ação importante para incentivar a comunidade a conhecer e experimentar as modalidades paralímpicas. Além das crianças se divertirem muito, é uma oportunidade para aprender sobre inclusão e diversidade”, destaca o secretário Municipal de Educação, Alexandre Matias.

Participaram cerca de 175 crianças e jovens de 8 a 17 anos com ou sem deficiência. Os participantes puderam conhecer as modalidades de basquete em cadeira, goalball, tênis de mesa e vôlei sentado.

“A educação é fundamental para transformar a sociedade, mas para isso é necessário ter a inclusão na sua base. Nós temos investido no Paradesporto de Blumenau com diversas ações, porque nós acreditamos nisso. A maior conquista que nós podemos ter, é ver todas essas crianças e jovens aqui participando com autonomia e independência”, declara o prefeito Mário Hildebrandt.

Programa de Paradesporto Escolar  de Blumenau
O Programa de Paradesporto escolar é realizado pela Prefeitura de Blumenau, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), em parceria com a Associação de Paradesporto de Blumenau (Apesblu), com o apoio da Secretaria de Inclusão da pessoa com Deficiência e Paradesporto. O Programa de Paradesporto escolar de Blumenau tem o aval do Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB).

 

FONTE : SECOM BLUMENAU 

Deixe um comentário