Febratex 2022: edição é pautada nas novidades

Metaverso, internacionalização, campanha social e crédito na feira são algumas das apostas desta edição. 

O público percorre os corredores da 17ª Febratex ávido por novidades – e a feira não decepciona. Após um intervalo de quatro anos, os pavilhões da Vila Germânica estão ocupados por muita tecnologia e inovação para a indústria têxtil. 

No entanto, algumas novidades acabam se destacando em meio ao turbilhão de maquinários, apresentações, palestras e informações que circulam nos ambientes. O Metaverso – a mais recente inovação da internet – não poderia ficar de fora, mas tem muito mais. Um dos pontos fortes é a internacionalização da feira, que extrapola os limites das Américas e recebe expositores europeus interessados em fazer negócios com o Brasil. Campanhas sociais e crédito para quem fechar negócio na Febratex também estão entre os destaques. 

Metaverso invade a indústria têxtil

Durante a Febratex, a catarinense Audaces oferece uma experiência imersiva em realidade virtual: um desfile virtual criado no Metaverso a partir do software Fashion Studio. Os visitantes da feira podem participar da ação, apresentada no estande da empresa, para conhecer a solução com os próprios olhos. Durante a imersão, utilizando um óculos de realidade aumentada, o usuário pode assistir ao desfile “sentado” na primeira fila; trocar os cenários e as posições das modelos e ainda navegar pela coleção. 

Parceria de longa data da feira, a Audaces está presente na Febratex desde 1996 e sempre gera expectativa no setor têxtil pelas soluções inovadoras que apresenta. Para o Diretor Executivo de Marketing e Vendas da Audaces, Matheus Diogo Fagundes, mesmo tendo se passado apenas metade da 17ª edição, já é possível afirmar que o evento superou as expectativas. 

“A Febratex sempre impacta a indústria e nós temos muita alegria de fazer parte dessa história. E esse ano a recepção está sendo incrível. É claro que nós estabelecemos metas, mas apenas no primeiro dia nós tivemos um resultado de negociações quatro vezes maior do que havíamos planejado, então já está sendo um sucesso”, conclui.

Direto de Portugal para o Brasil 

Com foco na internacionalização da indústria têxtil portuguesa, o FROM Portugal é um movimento que atua para impulsionar as marcas e empresas ao redor do mundo. Neste ano, o movimento participa pela primeira vez do evento brasileiro no espaço Febratex Conecta (mezanino, no Setor 3), área que também é dedicada aos expositores estrangeiros. O movimento é capitaneado pelo CITEVE, um Centro Tecnológico organizado por empresas privadas e sem fins lucrativos, em parceria com associação seletiva moda e apoiada pelos fundos do Portugal 2020, e que oferece aos empreendedores da área têxtil suporte em diversos setores, investindo na evolução do segmento têxtil em Portugal. 

Ana Tavares, Responsável pela agenda de sustentabilidade do CITEVE, afirma que o Centro Tecnológico trouxe cerca de 45 empresas para a Febratex. Ana ainda conta que suas expectativas com a feira são as melhores. “Acredito que pela facilidade da língua e com o avanço do setor têxtil no Brasil e em Portugal, as empresas que estão conosco na Febratex conseguirão instaurar uma grande conexão com a expectativa de uma boa colheita futura de frutos com o Brasil.

O CITEVE participou ainda do Preview Febratex Summit 2023, evento que apresentou os temas que serão debatidos no próximo ano, com o painel “CITEVE e Fashion Innovation Business: Os desafios da indústria têxtil e do vestuário de Portugal (ITV)”. 

Empresa catarinense é destaque na Febratex 

Outra empresa que está participando da Febratex 2022 é a Diklatex, trazendo como inovação tecnologias como o Undertech, a primeira tecnologia desenvolvida para a confecção de calcinhas menstruais 100% de tecido. Outra tecnologia apresentada pelo grupo é a Ultraflex, que se trata de um tecido idealizado para vestir vários tipos de corpos do P ao GG em uma mesma peça.

Outro destaque da Diklatex na feira é uma ação social que busca ajudar mulheres em situação de vulnerabilidade em seu período menstrual.  Isabela Jativa, do comercial técnico da Diklatex, contou um pouco sobre o projeto. “Atualmente o Brasil tem cerca de 25% de mulheres em situação de vulnerabilidade menstrual. A nossa ação é feita diretamente nos banheiros femininos, onde colocamos nos espelhos molduras com frases incentivando o uso de calcinhas menstruais. E como forma de ajudar o próximo, a cada story postado nas redes sociais, doamos uma calcinha à mulheres em situação de risco”, explica.  A ação está sendo apoiada também pelas empresas Lycra, Audaces e Latina Têxtil.

Banco Santander oferece soluções financeiras para expositores e visitantes

Pela primeira vez entre os expositores e patrocinadores da Febratex, o Santander chega à maior feira têxtil da América Latina com a missão de oferecer soluções para todos os públicos. Na posição de maior banco de câmbio do Brasil, a instituição entende que a Febratex promove uma intersecção entre o público-alvo e o que os bancos se propõe a fazer pelas empresas. 

‘Aqui temos o público que importa e exporta, e isso é um posicionamento que queremos dar ao banco, ou seja, o Santander como o banco internacional que é, pode oferecer não apenas soluções de financiamento, mas todos os serviços que envolvem esse ecossistema do setor têxtil: desde um câmbio pronto, financiamento tanto em Reais quanto em Dólares, e é natural que também tenhamos soluções para o mercado local, de cobrança, de pagamento, enfim, vários produtos que permitem às empresas ganhar eficiência’, afirma Fernando da Hora, executivo do banco Santander.

NATHÁLIA HEIDORN
Presse Comunicação

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