EXCLUSIVO -Faltando pouco mais de um ano e meio para encerrar seu segundo mandato à frente da Prefeitura de Indaial, Prefeito André Moser fala em entrevista de seus projetos e conquistas

Faltando pouco mais de um ano e meio para encerrar seu segundo mandato à frente da Prefeitura de Indaial e passar o bastão ao sucessor, o prefeito André Moser resume o seu governo como realizador. E a grande quantidade de obras já feitas ou em andamento na cidade contribuem com essa visão e imagem que ele tem de prefeito realizador. Isso o coloca como provável candidato a deputado estadual ou federal nas eleições de 2026. Antes, porém, precisa garantir que a Prefeitura fique nas mãos de alguém que dê continuidade ao legado de desenvolvimento que imprimiu esses anos todos no município. Em seu Gabinete na Prefeitura de Indaial, ele recebeu o VALE DO ITAJAÍ NEWS para a seguinte entrevista:

 

VALE DO ITAJAÍ NEWS: Chegando a seis anos e meio de gestão e já se encaminhando para o final do seu segundo mandato, que balanço o senhor faz desse período à frente da Prefeitura de Indaial?

 

PREFEITO ANDRÉ MOSER: Primeiro, a gente percebe que passou muito rápido o tempo à frente da Prefeitura. Pela dedicação integral que um prefeito tem que ter, ao longo do seu mandato, passa muito rápido. Mas a gente teve inúmeras obras, inúmeras ações na certeza de que vamos entregar no final deste mandato, sem dúvida alguma, uma Indaial muito melhor do que aquela que nós recebemos lá em 2017. Uma Indaial que se desenvolveu muito, teve investimentos significativos na infraestrutura, na mobilidade urbana, na ampliação do atendimento à saúde, no nosso Hospital Beatriz Ramos e também obras que estamos ainda em execução. Vejo o nosso segundo mandato um mandato ainda mais realizador do que foi o primeiro. Isso foi uma promessa que fizemos até no período eleitoral, quando disputávamos a reeleição e conseguimos uma confiança significativa da população de Indaial naquele momento, sendo a maior votação da história. Foram quase 70% dos votos e a gente tem conseguido nesse segundo mandato ainda, ter muitas obras e fazer muitas entregas, superiores ao que foi no primeiro mandato.

 

VALE DO ITAJAÍ NEWS: É visível a quantidade de obras que foram entregues na cidade de Indaial. Dentro dessas realizações, o que o senhor destacaria?

 

PREFEITO ANDRÉ: No primeiro mandato eu posso falar da Avenida Minas Gerais. Era uma avenida que precisou de uma reconstrução. Foi feita no ano de 2000 e apresentou inúmeros problemas estruturais. Era comum que a Prefeitura e os prefeitos fizessem o recapeamento, a operação tapa-buracos. Nós decidimos, então, assumir o desafio de reconstruir a Minas Gerais. Fizemos também a Marechal Deodoro, fizemos a Avenida Brasil, a Rua Sete, no Carijós, a revitalização da área central e, no nosso segundo mandato, o que a gente pode destacar é a quarta ponte: todo um novo contorno viário da cidade de Indaial, oportunizando que as pessoas que saem da BR-470 e se dirigem a nossa cidade, em menos de três minutos cruzem a cidade. Hoje leva 30, 40 minutos. Também estamos fazendo a nova Policlínica de Referência, realizando a ligação Indaial-Ascurra, em convênio com o Governo do Estado e, agora, também o Parque Jorge Hardt, que receberá uma completa revitalização com a construção de uma arena esportiva. Mas o que fez com que a gente tivesse que exercitar muito a coragem, a ousadia, foi a intervenção no Hospital Beatriz Ramos. No ano de 2019 o hospital ia a leilão, fechava as portas. A gente, então, naquele momento interviu no Hospital Beatriz Ramos. Chegando lá, nós tínhamos uma dívida muito grande. Uma estrutura hospitalar muito precária, chovia dentro dos quartos e a gente passou então a fazer uma completa revitalização do hospital, com o novo centro cirúrgico. Hoje, o centro cirúrgico do Beatriz Ramos tem equipamentos de ponta, sendo uma referência até para Santa Catarina e para o Brasil. Fizemos toda a reforma da ala SUS, o que culminou, graças a Deus, que quando tivemos a pandemia a gente teve a utilização dessa ala SUS para UTI Covid e, agora, também a construção da UTI definitiva. Então também entregando um hospital totalmente equipado. Foi o nosso maior desafio porque até então ele era gerido por uma associação beneficente e a gente tinha naquele momento que decidir: ou intervia para corrigir o que estava acontecendo ali ou a cidade de Indaial ficaria sem o seu principal hospital, que não serve só a cidade de Indaial, mas serve toda a região, em especial os acidentados da BR-470. Então, num balanço geral, com as obras que nós estamos realizando, não tenho dúvida em afirmar que em oito anos nós vamos fazer mais do que foi feito nos 20 anos passados. Não desmerecendo ninguém, porque todo prefeito trabalha naquilo que está ao seu alcance naquele momento, no momento da economia. E são vários fatores que influenciam. Mas nós fizemos uma gestão de resultado aqui na cidade de Indaial.

 

 VALE DO ITAJAÍ NEWS: Prefeito, o senhor tocou na questão do Hospital Beatriz Ramos. O senhor diria que a saúde foi a maior dificuldade que enfrentou no seu mandato?

 

PREFEITO ANDRÉ: A saúde, de forma geral, não. Mas especificamente a situação do Hospital Beatriz Ramos que eu retratei aqui. Ele não era gerido pela Prefeitura. A Prefeitura tinha apenas um contrato de prestação de serviço de pronto-socorro e a gente teve que, num ato de coragem, e até naquele primeiro momento não tendo muitas vezes o apoio das entidades, tomar a iniciativa de intervir. Porque quem representava o conselho administrativo do hospital eram as entidades. Então, eu tive que intervir em algo que as próprias entidades, naquele momento, os indicados de algumas entidades faziam gestão. Nós tivemos que ter esse ato de coragem, não sabendo o que a gente encontraria lá. Encontramos realmente muitas dificuldades no começo, mas já conseguimos equilibrar. Tivemos a gestão da Adriane Ferrari, a Nica, que foi nossa secretária de Saúde e que no momento da intervenção do hospital eu a exonerei como secretária e ela assumiu a intervenção do hospital. A saúde em si é um tema complexo para todas as cidades, mas aqui o que foi mais desafiador foi realmente liderar a reconstrução do Hospital Beatriz Ramos, que há mais de 60 anos serve a nossa cidade.

 

VALE DO ITAJAÍ NEWS: No dia 1° de janeiro tomaram posse o novo governador do Estado, Jorginho Mello, e o presidente Lula. Como está o relacionamento do prefeito e da Prefeitura de Indaial com o Governo do Estado e com o Governo Federal?

 

PREFEITO ANDRÉ: Nesse primeiro momento ainda nós não tivemos, em especial do Governo do Estado, nenhum contato, nenhuma sinalização. Falamos com o secretário de Infraestrutura, Jerry Comper, que nos atendeu. Também com o secretário da Fazenda. Tivemos a intermediação dessas audiências pelo deputado estadual Napoleão Bernardes. Só que não tivemos nada de concreto ainda com relação à sinalização do repasse dos convênios. Nós temos uma obra muito importante acontecendo aqui, que é a ligação Indaial-Ascurra, fruto de uma parceria feita por mim e também pelo prefeito Arão Josino. O projeto foi feito em conjunto por essas cidades. Deu início no governo Moisés e estamos indo para o mês de junho sem nenhum repasse financeiro pra que a gente possa dar continuidade a essa obra. Então há uma preocupação de todos os prefeitos, porque muitas obras foram iniciadas e hoje posso dizer que Santa Catarina, da situação que está, é um dos maiores canteiros de obras paradas do país. Eu acho que tem que haver essa sensibilidade do governador Jorginho. A gente entende o governo quando assume uma cadeira… Até alocar todos os novos secretários, novos superintendentes, novos gestores de convênio… mas já estamos indo pra seis meses. Então é preciso essa sensibilidade do Governo do Estado para que essas obras retomem. As cidades estão ansiosas por esses convênios que foram firmados, que tiveram o compromisso com as comunidades e que estão no início de obra. Então a gente conta com essa sensibilidade. Falar do relacionamento com o governador Jorginho, até este momento é zero. Não tivemos nenhuma sinalização do início dessas obras, o que a gente vê é muita especulação na mídia, mas ainda precisamos e todos os prefeitos aí – em especial eu vejo que há um reclame geral dos prefeitos da AMVE. Nós precisamos dessa sinalização porque essas obras precisam acontecer. É um compromisso do CNPJ do estado com CNPJ do município, não é do governador Moisés ou Jorginho com o prefeito André. É de CNPJ pra CNPJ. E do Governo Federal também eu acredito que é zero. Não há nenhuma sinalização ainda, a gente vê avançando algumas obras da BR-470, mas é só isso.

 

VALE DO ITAJAÍ NEWS: O senhor está se encaminhando para a parte final do seu mandato. Ainda tem um ano e meio, porém a eleição é um pouco antes. Já está pensando na sucessão do seu governo?

 

PREFEITO ANDRÉ: Ainda é muito prematuro falar de eleição porque quando a gente vê um ano é muito tempo. A eleição e as situações políticas elas mudam rapidamente em questão de dias, então nós temos mais de um ano para o início do pleito eleitoral. Há um tempo ainda muito distante pela frente, muitas coisas podem acontecer, por isso que o nosso foco nesse momento e da nossa equipe de governo está concentrado na conclusão das importantes obras que estamos liderando aqui no nosso município. A gente vê muitos nomes, muitas conversas, mas ainda são todas conversas de bastidores. É claro que a construção da nossa chapa majoritária, ela será feita pelo conjunto de partidos que nesse momento compõem a nossa coligação, que são o PSDB, o PSD e o PODEMOS, juntamente com as entidades. Eu quero ouvir da sociedade de Indaial, das nossas entidades, qual o perfil ideal dos candidatos. Do nosso grupo temos excelentes nomes pra disputa; pessoas que tenham conhecimento técnico. Penso que Indaial deve continuar avançando. Nós não devemos, e essa preocupação que tenho, voltar ao passado, regressar. Indaial é uma cidade hoje que desponta no cenário do Médio Vale, do Vale do Itajaí, também Santa Catarina e Brasil e assim deve permanecer. É uma preocupação que temos.

 

VALE DO ITAJAÍ NEWS: E o senhor pretende ser candidato a deputado estadual ou federal em 2026?

 

PREFEITO ANDRÉ: Quem sabe, né? Eu penso que a nossa região aqui carece de lideranças políticas, tanto na Assembleia Legislativa como na Câmara Federal. Ainda não tenho definido, mas com certeza se tudo se encaminhar, pelas entregas que temos, o cenário eleitoral de 2026, nós teremos o nome na telinha.

 

VALE DO ITAJAÍ NEWS: E em relação ao seu partido, o PSDB. O senhor fica no PSDB?

 

PREFEITO ANDRÉ: Até o final do mandato de prefeito, sim. A gente busca nesse primeiro momento permanecer como está. Agora claro que para as eleições de 2026 nós temos que ver certo como será a situação política naquele momento. Eu quero estar candidato a deputado estadual ou federal em algum partido que represente a direita e, principalmente, que seja oposição ao governo que está aí.

 

FONTE :Jaime Avendano

Especial para oVALE DO ITAJAÍ NEWS

Deixe um comentário