Ex-aluna do Colégio Bom Jesus de Blumenau é campeã brasileira de xadrez e vai representar o Brasil no clube mais importante do mundo, nos EUA

Gabriela Feller, de 19 anos, ainda conquistou uma vaga nos torneios sul-americano, pan-americano e mundial. Estudante começou a jogar no Bom Jesus

A ex-aluna do Colégio Bom Jesus Santo Antônio, de Blumenau (SC), Gabriela Feller, conquistou o título de campeã brasileira de xadrez sub 20 com a tríplice coroa nos torneios clássico, rápido e blitz, que ocorreu de 3 a 7 de maio, na cidade de Natal (RN). Com o título, Gabi torna-se representante oficial do Brasil nos torneios sul-americano, pan-americano e mundial. Seu próximo desafio será o sul-americano, que ocorrerá em Antofagasta (Chile), de 10 a 16 de julho.

Porém, essas não foram as únicas conquistas da ex-aluna do Bom Jesus. No início deste ano ela foi aprovada em cinco universidades americanas e optou pela Saint Louis University, que tem um dos clubes de xadrez mais tradicionais e antigos dos Estados Unidos. “A cidade respira xadrez e isso fez com que a escolha fosse fácil”, comenta. Ela vai cursar Nutrição na universidade.

Até agora Gabi já participou de mais de 100 competições estaduais, nacionais e mundiais, passando por 12 países. A estudante foi sete vezes campeã nacional e já fez parte de quatro campeonatos mundiais, tendo conquistado o título de campeã sul-americana escolar e pan-americana sub 20. Gabi diz ter desenvolvido várias virtudes devido ao xadrez, como resiliência, paciência, prudência e solidariedade. “São características indispensáveis para atletas e para qualquer profissional”, destaca.

Ela ressalta, ainda, a importância do esporte no seu desenvolvimento como pessoa e agradece especialmente o Colégio Bom Jesus, que sempre a apoiou. “Agradeço aos meus pais por terem me colocado em contato com o esporte, mesmo sem saber jogar, e à professora Regina Ribeiro, do Colégio Bom Jesus, pelos seus treinos e ensinamentos para a vida. Tive a oportunidade de conhecer culturas e fazer amizades. Eu espero poder continuar competindo, aprendendo e ensinando o esporte”, afirma.

 

Trajetória

Gabi iniciou as aulas de xadrez no Bom Jesus Santo Antônio, em Blumenau (SC), aos seis anos de idade. Conquistou seu primeiro título estadual aos oito anos (sub 8), e o primeiro brasileiro aos dez anos (sub 10). Desde então, sua vida foi se direcionando ao esporte profissional. “Quando conquistei o título brasileiro, percebi que poderia jogar torneios internacionais e que o esporte se tornaria muito mais do que um hobby para mim. Hoje, o xadrez é a minha vida”, comenta a estudante.

Além da atuar como atleta, Gabi também participa de projetos: lives e entrevistas com pauta sobre xadrez feminino; projeto Xadrez na Praça, em que joga aos domingos com a comunidade; ministra aulas de xadrez no colégio CFNP, em Blumenau; é tutora do grupo de meninas enxadristas de base de Blumenau; e faz parte do projeto-piloto Gerando Falcões, em Poá (SP), onde ensina cerca de 40 crianças e adolescentes. “Fico muito feliz de poder retribuir de alguma maneira todo o apoio e carinho que recebi”, relata.

Gabi montou recentemente o seu canal no YouTube, em que pretende falar sobre o mundo do xadrez (https://www.youtube.com/watch?v=YvhOaWfOokg&t=1s) e também é criadora de vídeos de xadrez para as redes sociais do Chess.com em português (https://www.tiktok.com/@chesscompt).

 

FONTE : LITERAL LINK   Mara Andrich

Deixe um comentário