Conheça a Rota do Imigrante e as rotas culturais em Pomerode

Pomerode tem vários atrativos. Quem acha que conhecer a cidade mais alemã do Brasil se resume ao centro está enganado, existindo quatro roteiros para explorar: as chamadas rotas culturais.

Rota do Enxaimel

A mais conhecida e a primeira rota de Pomerode é a Rota do Enxaimel. Ela concentra o maior número de casas na técnica enxaimel, em que as estruturas construídas são sem nenhum prego ou parafuso, apenas com encaixes; aproximadamente 50 são tombadas pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) e mostram a técnica trazida pelos imigrantes alemães.

A Rota Enxaimel fica no bairro de Testo Alto, que é rodeado pelo verde e uma paisagem linda. O passeio é uma imersão na cultura de famílias que herdaram tradições retratadas não só nas casas, mas também nos jardins, quintais e produtos artesanais, como bolachas, licores, conservas de palmitos e de pepinos e melados, produtos locais que podem ser adquiridos na rota.

Além dos produtos, é possível conhecer uma casa enxaimel onde reside uma família por várias gerações há 100 anos e até se hospedar em outra.
Veja mais informações no site da Rota do Enxaimel.

Rotas Culturais de Pomerode: Rota do Enxaimel

Rota Raízes Germânicas

Todas as rotas estão emolduradas pela natureza, Pomerode, aliás, tem o verde como cenário de fundo. A Rota Germânica não foge da regra, ela fica no bairro de Pomerode Fundos, para melhor se localizar, é em direção à rodovia que liga Pomerode a Timbó.

A localidade foi colonizada por empreendedores alemães, sendo uma herança ainda hoje no espírito comunitário dos seus descendentes e também no comércio familiar da região.

A memória dos imigrantes é preservada com orgulho, com destaque para o Museu do Imigrante Carl Weege, que conta a história de uma das famílias mais importantes da cidade para o desenvolvimento comercial e econômico.

Na Rota Raízes Germânicas, a loja e fábrica de velas é uma visita imperdível, assim como uma marcenaria com réplicas de rodas d´água.

E a dica de um belo visual da cidade de Pomerode é subir o Morro da Turquia (foto), que também fica na Rota Raízes Germânicas.
Mais informações: Rotas culturais em Pomerode

Rotas Culturais de Pomerode: Rota Raízes Germânicas
Foto: crédito a Rafael Carrasco Garcia *Blog Raízes Germânicas Morro da Turquia

Rota romântica: Liebestal

A Rota Liebestal é a rota que concentra mais hotéis perto do centro. Seguindo até Ribeirão Herdt, o caminho é até o Morro Azul, com mais de 700 metros de altitude e conhecido pelo belo visual, onde se vê Pomerode, Blumenau e até o oceano em dias de céu aberto.

Pomerode tem diferentes momentos. Há a indústria que se transforma em turismo de experiência, por exemplo, sendo possível conhecer a lapidação de cristais com a Oxford Cristais, que está nessa rota, por meio da visitação à fábrica.

O Hotel Fazenda Mundo Antigo oferece cabanas enxaimel junto a paisagens e uma mostra da cultura que os imigrantes trouxeram da Alemanha.

O Hotel Bergblick, no alto de uma colina, e o charmoso hotel Boutique Casa Branca dão o toque acolhedor para permanecer e explorar ainda mais a Rota Liebestal.
Veja mais em: Rotas culturais em Pomerode

Rotas Culturais de Pomerode: Rota Romântica Liebestal

Rota do Imigrante em Pomerode

A Rota do Imigrante em Pomerode inicia-se na divisa entre Pomerode e Blumenau. Conta a história que os primeiros pomeranos se estabeleceram inicialmente nesta localidade de Testo Central, Ribeirão Souto e Ribeirão Luebke.

No seu passeio pela rota, você vai encontrar muitas opções de lugares para visitar, comprar e poderá degustar deliciosos produtos coloniais e caseiros elaborados com dedicação e qualidade pelas famílias da comunidade. Os produtos vão desde produções têxteis a alimentos, sempre com envolvimento familiar na sua história, como, por exemplo, a Karsten, a Granja Schutz, Melados da família Danker e receitas de bolachas da Rosen.

O ideal é agendar um tour e finalizar numa propriedade rural adaptada, cheia de histórias e com café colonial.

Rotas Culturais de Pomerode: Rota do Imigrante

Conheça mais no site da Rota do Imigrante em Pomerode.

FONTE : REDAÇÃO VALE ITAJAÍ NEWS

Deixe um comentário