Conferência Regional de Vereadores Mirins acontece na Câmara de Timbó

A Câmara Municipal de Timbó recebeu na quarta-feira, dia 19 de junho, a Conferência Regional de Vereadores Mirins – Região Vale do Itajaí. O evento reuniu cerca de 90 jovens vereadores das cidades de Timbó, Ascurra, Blumenau, Doutor Pedrinho, Penha, Pomerode e Rio do Oeste, que participaram junto com os coordenadores de suas respectivas Câmaras Municipais.

Neste ano, a Conferência teve como tema central o debate sobre os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU).

De acordo com a gestora do Núcleo de Educação para Democracia da Escola da Alesc, Léa Medeiros, a escolha do tema destas formações leva em consideração sua aplicabilidade para as atividades legislativas dos jovens parlamentares ao longo do ano. “Os 17 ODS vem sendo muito discutidos, e os jovens podem, em seu cotidiano, com suas ações, fazerem a diferença e estarem trazendo propostas de como atingir as metas e os próprios objetivos”.

As atividades da Conferência tiveram início pela manhã, com duas palestras, que abordaram: ” O que são os ODS da ONU e o que eles têm a ver com você?” e “A juventude catarinense e os ODS: pensando um futuro mais democrático e sustentável”.

A tarde, os jovens foram divididos em grandes grupos, participando de oficinas simultâneas de discussão e reflexão sobre os ODS 04 – Educação de Qualidade, 05 – Igualdade de Gênero, 11 – Cidades e Comunidades Sustentáveis e 16 – Paz e Justiça.

O evento contou ainda com a visita especial da cutia Gaia, mascote do Programa Municipal de Educação Ambiental Gaia Timbó (ProMEA), desenvolvido pelo Grupo Intersetorial de Educação Ambiental (GIEA).

A coordenadora do Parlamento Jovem de Timbó, Maike Letícia Link Bianchini, agradece a Escola do Legislativo pelo cuidado em trazer aos jovens temas relevantes para serem discutidos. “São assuntos de extrema importância não apenas para as atividades legislativas, como para a formação de cidadãos mais conscientes de suas ações, tornando-os agentes de mudanças locais que influenciam num todo. A Conferência trouxe ainda mais conhecimento aos vereadores jovens dos sete municípios, tenho certeza que eles trarão excelentes proposições em prol de um lugar cada vez melhor para se viver”, completa.

Segundo Léa, essa é a quarta Conferência Regional das 13 que estão previstas para ocorrer até o mês de julho. “Ao todo, pretendemos atingir uma média 800 vereadores mirins de aproximadamente 50 municípios catarinenses”.

O evento é desenvolvido pela Escola do Legislativo Deputado Lício Mauro da Silveira, através do Núcleo de Educação para a Democracia e do Programa de Formação de Vereadores Mirins, da Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina (Alesc).

Assessoria de Comunicação/CMT

Deixe um comentário