Comitiva de Indaial realiza visita técnica ao Centro de Inovação Blumenau

Uma comitiva de Indaial formada por cerca de 30 profissionais, entre empresários, entidades do terceiro setor e gestores públicos, realizaram nessa quarta, 9 de fevereiro, a primeira visita técnica ao Centro de Inovação Blumenau. No local, foram recepcionados pelos representantes do Instituto Gene, entidade mantenedora do CIB, Udo Schroeder e Thiago Nicoletti, onde puderam conhecer as atividades realizadas bem como as instalações do espaço.

Santa Catarina é reconhecida hoje como o segundo Estado do País mais inovador, somente atrás de São Paulo. Atualmente a Rede Catarinense de Centros de Inovação é formada por 15 Centros. Em 2021, Indaial assinou com o Governo do Estado o termo de cooperação técnica para implantação do Ecossistema de Inovação na cidade. Auxiliará no processo o Centro de Inovação Blumenau, responsável pela cobertura nos municípios do Vale.

“Essa ação deu continuidade ao projeto de sensibilização lançado em dezembro junto com a parceria do Governo de Santa Catarina. Estamos levando Indaial à conexão da rede de sistemas de informação do Estado. Através desses Centros, conseguimos fortalecer a cultura da inovação nas organizações locais e conectar os atores do ecossistema – público e privado – não somente entre si, mas com o mundo”, explica o secretário de Administração e Finanças, Jessé Cléber de Souza.

Para o presidente da Associação Empresarial de Indaial (Acidi), Renato Tomio, que também participou da visita técnica, essa foi uma oportunidade para estreitar contatos, conhecer o funcionamento do espaço e trazer essa realidade para Indaial. “Assim vamos dando mais um passo para juntos nos desenvolvermos. Como bem falou o Thiago, do CIB, inovação tem que ser colaboração, pois o mais importante são as trocas de experiências e ideias. Também o nosso conselheiro Ricardo Axt, que empreende no Centro, ressaltou que inovação é tudo que aumenta receita e/ou diminui custo, seja na gestão, no processo de produção ou no produto”, comenta.

A partir de agora, conforme informações do secretário Jessé, será estabelecido o calendário de atividades com o intuito de conectar Indaial ao CIB. “Vamos trabalhar em conjunto com o setor privado, entidades do terceiro setor e academias de ensino superior e técnico. Esse momento é muito importante para a nossa economia, podemos fortalecer indústrias e empresas, contribuir para a formação de futuros profissionais, gerando ainda mais oportunidades, empregabilidade e renda”, finaliza.

COMUNICAÇÃO INDAIAL

Deixe um comentário