Círculo divulga relatório social e de sustentabilidade Documento revela todas as ações realizadas em 2023 e seus impactos na comunidade e meio ambiente

Aproveitando o mês do Meio Ambiente, celebrado em junho, a Círculo, maior fabricante de fios para trabalhos manuais da América Latina e uma das maiores indústrias têxteis do Brasil, divulga o seu Relatório de Sustentabilidade 2023. No documento, apresenta ações que refletem o compromisso da empresa com a saúde, educação e engajamento dos colaboradores, bem como com as práticas sustentáveis e de responsabilidade social.

Compromisso com a sustentabilidade

Destacando seu comprometimento com o meio ambiente, a Círculo compensou 490,2 toneladas de resíduos e destinou 65% dos resíduos gerados à reciclagem. Além disso, a empresa garantiu que 100% dos seus fios de algodão não reciclado possuam certificação OEKO-TEX, um selo internacional que assegura que os produtos têxteis não contêm substâncias nocivas à saúde. Esse compromisso pioneiro no setor artesanal reforça a posição da marca como líder no segmento de fios para trabalhos manuais em sustentabilidade.

A atuação da Círculo está conectada aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), com os seguintes aspectos: modelo de negócio eficiente e responsável; negócios conduzidos com ética e integridade; gestão de recursos naturais/mitigação de desperdícios; redução das emissões de gases poluidores; bem-estar e desenvolvimento dos colaboradores; educação e profissionalização do artesanato; presença ativa na comunidade.

Impacto social

O compromisso social da Círculo também se refletiu em ações concretas. Foram investidos, em 2023, R$ 4,4 milhões em projetos que promovem saúde, educação e engajamento entre os colaboradores, com foco na promoção de um ambiente de trabalho mais justo e inclusivo, com equidade salarial. São 1,3 mil colaboradores atuando na empresa, sendo 50% homens e 50% mulheres.

A Círculo também investiu mais de R$ 945 mil em projetos comunitários por meio de leis de incentivo ou doações de produtos. Em 2023, foram doadas mais de 3,4 toneladas de produtos, equivalente a cerca de R$ 240,9 mil.

Entre as iniciativas, destacam-se:

  • Colcha Solidária: consiste na confecção de quadradinhos de crochê que se transformam em mantas e são doadas a entidades carentes;
  • Campanha do Agasalho;
  • Tampinha Amiga: coleta de tampinhas plásticas destinadas à reciclagem para gerar recursos para instituições. Em 2023, foram doados 60 quilos para o Sítio Dona Lúcia, em Blumenau, que cuida de animais abandonados;
  • Novembro Roxo: no mês da Prematuridade, a Círculo doou fios para a produção de polvos de crochê destinados a bebês prematuros no Hospital Santo Antônio, em Blumenau;
  • Ações voluntárias: apoio a 50 voluntárias de Gaspar e Blumenau, dos grupos Agulhas do Bem e Fio da Meada, que confeccionaram 390 bonecos e bichinhos de amigurumi e bonecas de pano. Os itens foram feitos com fios e tecidos da Círculo e doados para a APAE de Gaspar e para o setor de oncologia infantil do Hospital Santo Antônio.

Governança ESG

Em 2023, a Círculo iniciou um movimento significativo na construção de sua agenda ESG, com a formação de um comitê de sustentabilidade. Este grupo é composto por profissionais de marketing, gestão de pessoas, áreas de produção, qualidade, laboratório e meio ambiente. A iniciativa visa fortalecer a governança ESG e integrar a cultura de sustentabilidade ao negócio.

A Círculo é uma empresa LTDA que se destaca por suas boas práticas de transparência, governança e report. Com um planejamento estratégico revisado anualmente e conduzido por uma consultoria independente, a empresa continua a liderar o mercado com soluções que valorizam e fortalecem o feito à mão.

Satisfação do consumidor

A Círculo registrou um Net Promoter Score (NPS) de 67, demonstrando a alta satisfação dos consumidores finais com os produtos e serviços da empresa.

Essas e outras informações mais detalhadas podem ser conferidas no Relatório de Sustentabilidade 2023 da Círculo, que está disponível neste link.

 

FONTE : OFICINA DAS PALAVRAS /Patrícia Wippel 

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