Blumenau conquista etapa estadual do prêmio Band Cidades Excelentes na categoria Educação Município também foi um dos finalistas no pilar IGMA Geral, principal prêmio da noite

Blumenau conquistou na noite desta terça-feira, dia 18, o Prêmio Band Cidades Excelentes – Etapa Estadual, na categoria Educação entre os municípios com mais de 100 mil habitantes. O município também foi um dos finalistas do pilar IGMA Geral, principal prêmio do evento.

A cerimônia de premiação ocorreu em Florianópolis e reuniu autoridades de todo o Estado. A Secretária de Educação, Sonia Cipriani, e o secretário de Desenvolvimento Econômico, Inovação e Empreendedorismo, Elinton Marçal, representaram Blumenau no evento.

“A Educação sempre foi uma das prioridades do nosso Governo e essa premiação comprova que estamos caminhando na direção certa. Além disso, ser um dos finalistas no pilar IGMA Geral é um reconhecimento que Blumenau possui uma boa governança, com secretários e servidores comprometidos em fazer uma cidade cada vez melhor, com uma gestão cada vez mais transparente para a população”, destaca o prefeito Mário Hildebrandt.

Promovido por meio de uma parceria entre o Grupo Barriga Verde, Grupo Bandeirantes, Instituto Áquila e o Tribunal de Contas, o Prêmio Band Cidades Excelentes avalia todos os municípios de Santa Catarina em mais de 70 indicadores. Nesta edição, a premiação se baseia na evolução dos indicadores ao longo do ciclo 2021-2024.

Para isso, utiliza o Índice de Gestão Municipal Aquila (IGMA) para analisar dados públicos e oficiais de diversas fontes, como o DATASUS, o MEC e portais de transparência. Os municípios são ranqueados nos pilares Governança, Eficiência Fiscal e Transparência; Saúde e Bem-Estar; Educação; Infraestrutura e Mobilidade Urbana; Desenvolvimento Socioeconômico e Ordem Pública; e Sustentabilidade.

“Ficamos muito felizes com os resultados obtidos neste prêmio tão relevante. Isso é um reflexo do trabalho em equipe, da transparência nas nossas ações e da dedicação em servir a comunidade blumenauense. Vamos seguir trabalhando para alcançar índices cada vez melhores, não apenas na Educação, mas também na Saúde, no Desenvolvimento Econômico, na Infraestrutura, ou seja, em todas as áreas que compõem o município”, afirma a vice-prefeita Maria Regina de Souza Soar.

Finalista na categoria Educação em 2023, Blumenau voltou a ser indicada ao prêmio em 2024, desta vez sendo a grande premiada entre as cidades com mais de 100 mil habitantes. Neste pilar, foram avaliados indicadores como alfabetização, expectativa de anos de estudo, taxa de abandono escolar e gasto por aluno.

A Secretária de Educação comemorou o resultado e enalteceu o trabalho realizado nas instituições de ensino da cidade. “A Educação de Blumenau tem apresentado resultados melhores ano após ano. Isso é fruto de todo o investimento que vem sendo realizado em nossas instituições de ensino, do trabalho desempenhado pelos nossos professores, coordenadores pedagógicos e diretores e, é claro, do comprometimento dos nossos estudantes”, afirmou Sonia.

Em julho, uma cerimônia realizada em Brasília vai reunir gestores públicos do Brasil para premiação das melhores cidades do país em cada pilar, considerando a categoria populacional.

Deixe um comentário