Associação dos Veteranos do 23º BI realiza homenagem aos heróis ex-pracinhas em Timbó

Na manhã do sábado, dia 07 de maio, os integrantes da Associação dos Veteranos do 23º BI- Grupo Operacional prestaram homenagem aos heróis expedicionários, pelo chamado Dia da Vitória, quando há 77 anos, com a participação fundamental da Força Expedicionária Brasileira (FEB), encerrou-se a Segunda Guerra Mundial.
A homenagem aconteceu no Monumento Votivo dos Expedicionários de Timbó, que fica na praça do Complexo Turístico Jardim do Imigrante. O Comandante da Associação, Raulino Dickmann, iniciou as homenagens saudando o prefeito municipal, Jorge Kruger, Consulesa Honorário da Itália, Norma Maria da Rui e demais autoridades presentes. A tropa prestou homenagens, quando o corneteiro Ronchi executou o Toque do Silêncio e foram depositados no monumento votivo pelas autoridades presentes corbélias e coroas de flores em homenagem a memória dos Expedicionários.
“O mais importante hoje, além do nosso Exército ter contribuído no combate ao nazismo, é lembrar e honrar as vidas de cada soldado brasileiro, mais ainda daqueles que perderam suas vidas contra a tirania, prestando justa homenagem neste Monumento Votivo”, destacou Sérgio Campregher, 1º secretário da Associação de Veteranos do 23º BI Grupo Operacional. 
Coluna da Vitória
No sábado também passou por Timbó, a Coluna da Vitória, um comboio com 10 viaturas originais da Segunda Guerra e dezenas de outros veículos históricos do Corpo de Bombeiros, Polícia Militar e Polícia Rodoviária, junto com colecionadores dos três estados do Sul, vão fazer parte da comitiva. 
Depois de passar pelo centro da cidade, o comboio parou na divisa entre Timbó e Rio dos Cedros, onde acompanhou uma simulação de combate da FEB, onde veteranos da Associação, motorizados, participaram da ação.

Assessora: Raquel Piske/Ascom PMT com informações da  Associação dos Veteranos do 23º BI- Grupo Operacional
Fotos: Raquel Piske e Andrei Lamim

Deixe um comentário