Alunos de Design de Moda do UniSENAI fazem releitura de trajes típicos germânicos

Os trabalhos foram feitos baseados nos figurinos de grupos folclóricos do Médio Vale do Itajaí

Os trajes típicos são ferramentas importantes na construção e manutenção da cultura germânica do Vale do Itajaí. As vestes tradicionais mantêm viva a herança das ações praticadas pelos antepassados, numa espécie de resgate histórico. Porém, as tradições também despertam o desejo de unir o clássico ao contemporâneo, e é isso que estão fazendo os estudantes do quarto semestre do curso de Design de Moda do UniSENAI (Centro Universitário SENAI) do campus Blumenau com o projeto “Tanz”.

Os alunos estão produzindo releituras dos trajes típicos dos grupos folclóricos de Santa Catarina que fazem parte da Associação dos Grupos Folclóricos Germânicos do Médio Vale do Itajaí (AFG). O trabalho, que é coordenado pelas professoras Cristiani Maximiliano, Egéria Höeller Borges Schaefer e Joyce Voigt, consiste em trazer um visual moderno aos tradicionais trajes típicos, revisitando peças, modelagens, estruturas e tudo o mais que compõe os conjuntos.

Para a execução do projeto foram realizadas entrevistas com os integrantes dos grupos folclóricos, além de muita pesquisa, que direcionou a criação dos acadêmicos. “A proposta é apresentar um olhar de design, de moda e contemporaneidade para essas indumentárias”, aponta a professora Cristiani Maximiliano.

 

Apresentação

 

Os acadêmicos são responsáveis tanto pela pesquisa quanto pela confecção dos trajes revisitados, que serão apresentados em um desfile que vai encerrar o projeto, no dia 25 de julho. O evento está sendo organizado pelas professoras, alunos e integrantes da Associação dos Grupos Folclóricos Germânicos do Médio Vale do Itajaí (AFG) e terá a participação dos integrantes dos grupos folclóricos que serviram de inspiração e base para o desenvolvimento das releituras dos trajes.

FONTE : ALINE CAMARGO
Presse Comunicação

Deixe um comentário