Alunos da Quintino participam de interação teatral

Ação escolar contará com a apresentação da peça Como Nasceu a Alegria, da Cia. Carona de Teatro.

A proposição Articulando a Plateia de Teatro retoma as atividades presenciais com o projeto Estudantes Espectadores: experiências de fruição, em parceria com as professoras Carmelita Clasen Werling e Ana Amélia Paim Jung, da Escola Básica Municipal Quintino Bocaiuva. Aproximadamente 240 estudantes do 4º, 5º e 6º ano participarão de oito encontros de mediação entre os dias 9 e 18 de março. A interação com os escolares ocorre antes do espetáculo Como Nasceu a Alegria, da Cia. Carona de Teatro, e que contará com dois momentos de mediação.

As 12 ações movem-se a partir da arte do espectador. Considera-se que ao fruir um espetáculo teatral, o espectador atua como coautor da obra, dando sentido e traduzindo a sua maneira – única – ao que assiste. A relação com o espetáculo parte das experiências, memórias e referências de quem o aprecia, assim, cada espectador cria a sua própria obra, o que possibilita compreender-se também como artista. Desta maneira, as ações do projeto buscam expandir as possibilidades da experiência estética, abrindo espaços para que os artistas espectadores possam estimular o corpo sensível, sua relação crítica e criativa com a arte teatral.

A autora da proposição Articulando, a artista Sabrina Moura, será a mediadora das oficinas e conta com a assistência do artista Fabrício Theiss. O projeto foi viabilizado com recursos da lei de emergência Cultural Aldir Blanc (Lei 14.017/2020) no município de Blumenau.

Assessor de Comunicação: Sérgio Antonello 

Deixe um comentário