Aluno da Escola Emir Ropelato é prata na OBMEP

A Escola de Ensino Fundamental Professor (E.E.F.Prof.) Emir Ropelato de Timbó é mais uma vez destaque na Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP). O aluno do sexto ano, David Gabriel Vinci, que disputou com milhares de outros alunos brasileiros da mesma série, conquistou a medalha de prata.

Mas não para por aí, outros quatro estudantes da instituição de ensino também foram agraciados com menções honrosas, sendo eles: Gabriela Camila Steffen (6º ano), Sabrina Maira Cipriani (9º ano), Ana Luiza Jeremias (8º ano) e Pietro Busarello (8º ano).

De acordo com a diretora da escola, Fernanda Loffredo, desde a criação das Olimpíadas em 2005, alunos foram inscritos para participar e todos os anos receberam premiações. “Já recebemos medalhas de bronze, prata e uma de ouro em 2014. Além de muitas menções honrosas”, ressalta.

A diretora também afirma que é muito gratificante quando um aluno é premiado, pois mostra que estão no caminho certo. “Não podemos esquecer que o sucesso de um aluno é decorrente de todo o trabalho da equipe escolar, direção, coordenação, secretaria, professores dos anos iniciais, professores de outras áreas, e principalmente da família, pois cada um contribui no processo de ensino-aprendizagem do aluno, seja na interpretação de textos, seja no incentivo de fazer tarefas, no cumprimento de regras, no domínio de tempo, enfim são vários fatores que muitas vezes não paramos para pensar”, completa.

Incentivo aos estudos

A professora de Matemática, Alessandra dos Santos Fernandes, que leciona há 11 anos na E.E.F.Prof. Emir Ropelato, afirma que a maior dificuldade dos alunos está na interpretação dos problemas e no registro detalhado das respostas. “Os alunos apresentam muita dificuldade em colocar no papel suas ideias, o processo de como chegaram naquela solução”, completa.

Para ajudar os alunos a resolverem melhor os problemas a professora vêm buscando incentivá-los a melhor interpretação, além de propor questões extras, oferecidas pela OBMEP para treinamento e lições de casa. Talvez esse seja o segredo para que os estudantes obtenham bom desempenho na Olímpiada.

A OBMEP

A OBMEP é um projeto nacional dirigido às escolas públicas e privadas brasileiras, realizado pelo Instituto de Matemática Pura e Aplicada (IMPA) com o apoio da Sociedade Brasileira de Matemática (SBM) e promovida com recursos do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC). Seu principal objetivo é estimular o estuda da matemática e identificar novos talentos na área.

A diretora Fernanda menciona que o aluno que participa da OBMEP realiza duas provas: a prova objetiva na primeira fase e a prova descritiva na segunda fase. “Sendo que na segunda fase, o aluno precisa justificar muito bem sua resolução, registrando de maneira clara seus argumentos para ter obtido aquela solução”, completa.

Cerca de 18 milhões de estudantes de 55 mil escolas participaram da primeira fase em 2021, dentre esses, um pouco mais de 50 mil foram premiados. O aluno que recebe medalha garante o ingresso em programas de iniciação científica, com direito a uma bolsa de incentivo financeiro concedida pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

Amanda Bittencourt/JORNAL DO MEDIO VALE

Deixe um comentário