Câmara promove palestras em alusão ao Outubro Rosa que abordam importância do estilo de vida na prevenção do câncer

A Câmara de Vereadores de Blumenau, por meio da Escola do Legislativo Fritz Müller, da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA) e da Procuradoria da Mulher, realizou um evento na tarde desta segunda-feira (21), no Plenário, em alusão ao Outubro Rosa – mês dedicado à conscientização sobre o câncer de mama e à importância da prevenção.

O evento contou com duas palestras voltadas aos servidores da Casa. A primeira, com a nutricionista natural integrativa Katia Dieckmann, abordou a nutrição preventiva e sua relação com o câncer. A profissional, que se dedica ao cuidado de mulheres no climatério e menopausa, também tem experiência como voluntária da Rede Feminina de Combate ao Câncer e comentou sobre a importância de uma alimentação saudável, manejo do estresse e a influência hormonal em todas as fases da vida.

A segunda palestra foi proferida por Anna Drews, médica especialista em Pneumopediatria e Medicina do Estilo de Vida. Anna é integrante do grupo Amigas do Peito e após enfrentar desafios pessoais com diagnósticos de câncer, propaga uma mensagem poderosa: “Existe vida após o câncer”. Ela comentou sobre como seguir adiante depois do diagnóstico e deu dicas para lidar com o medo, o estresse, melhorar hábitos, adotar hobbies, praticar exercícios físicos e simplificar as decisões do dia a dia para ser mais saudável. “O segredo está em ter menos e ser mais”, frisou.Além das palestrantes, voluntárias da Rede Feminina, servidores e vereadores deram seus depoimentos. A vereadora e Procuradora da Mulher Cristiane Loureiro (Podemos) deu seu testemunho como ex-paciente de câncer e reforçou que “tão importante quanto fazer o tratamento, é se permitir ser tratado, saber que não está sozinho e buscar ajuda”. O vereador Marcelo Lanzarin (PP) contou que sua mãe teve câncer de mama aos 37 anos e faleceu pela doença aos 39. Falou que a informação tem mudado essa realidade nos últimos anos e comentou sobre o projeto de lei de sua autoria que garantiu que mulheres a partir dos 40 anos possam continuar realizando mamografia de rastreamento. A servidora Amanda Zorzan Adriano também compartilhou um pouco da história de sua família com o câncer, além da própria experiência com a doença, e abordou sobre a escolha das palestrantes para o evento.

A assessora da Escola do Legislativo, Júlia Gomes, assinalou que o evento do Outubro Rosa é um dos eventos mais importantes que são organizados pela Escola. “Juntar todas essas mulheres e trazer pessoas que passaram por essas experiências para compartilharem informação, reflexão e empoderamento com outras, é gratificante para nós”, finalizou.

Fonte: Assessoria de Imprensa CMB | Fotos: Giovanni Silva | Imprensa CMB

Deixe um comentário