Mais quatro escolas de Itajaí recebem a exposição sensorial Arte Pra Cego Ver

Mostra gratuita passará por unidades educacionais em setembro e outubro

Mais quatro escolas públicas de Itajaí serão contempladas com a segunda edição da exposição sensorial Arte Pra Cego Ver nos meses de setembro e outubro. Além de visitar a mostra e ter contato com 10 obras acessíveis elaboradas para serem apreciadas com as mãos, a iniciativa possibilitará que alunos criem uma releitura de um dos quadros e façam a sua audiodescrição. A circulação do projeto iniciou em agosto e já contemplou quatro escolas da cidade. Outras duas unidades também receberão o evento gratuito em datas a serem agendadas.O projeto Arte Pra Cego Ver – Construindo Audiodescrição para Infância é uma ação de acessibilidade nas artes visuais, que estimula o senso estético e a vivência sensorial de estudantes e professores. A iniciativa utiliza uma coletânea de quadros que representam as Lendas Brasileiras, criados pela artista visual Karin Buba, para desenvolver a empatia através da experiência sensorial e reforçar a importância da inclusão cultural.

Na mostra, os visitantes que enxergam são inseridos no mundo da pessoa com deficiência visual, ao usar uma máscara para vendar os olhos e um fone de ouvido com a audiodescrição da obra. Assim eles experimentam “ver com as mãos”. Em seguida da visitação, compartilham a experiência numa roda de conversa e são desafiados a construir juntos uma nova versão de audiodescrição de um dos quadros, que será gravada e incorporada ao projeto posteriormente.

“Foi necessário dar uma pausa no projeto neste mês devido a um acidente, mas agora estamos retomando a ação nas escolas públicas da cidade. O intuito desta segunda edição da circulação é estimular nos alunos e professores o processo de apropriação dos conceitos e percepções que surgem a partir da vivência da arte inclusiva. As obras propiciam que os visitantes empatizem com o universo de percepção da pessoa com deficiência visual e reflitam sobre a importância da acessibilidade”, destaca a produtora do projeto, Ana Clara Marques.

Contrapartidas 

O projeto Arte Pra Cego Ver proporcionou ações formativas para professores da Rede Municipal de Ensino e um treinamento em monitoria inclusiva para alunas e alunos do magistério. Além disso, a iniciativa contemplará uma pesquisa teórico-prática de técnicas de conservação e restauro das obras de arte sensorial feitas para serem fruídas com as mãos, bem como de soluções logísticas para aprimorar a montagem e instalação da mostra. Esse trabalho resultará em um e-book com o registro fotográfico e textual das pesquisas.

Outra ação de contrapartida cultural é a doação de um alfabeto em braile para as escolas participantes para a realização de atividades em sala de aula após a passagem do projeto.

O projeto Arte Pra Cego Ver – Construindo Audiodescrição para Infância foi aprovado na Lei Municipal de Incentivo à Cultura do Município de Itajaí, edital 021/2023. E tem aporte de recursos da Unimed Litoral, via isenção fiscal do ISS. A iniciativa é uma realização da ACM Produções.

Confira o cronograma dos próximos dias:

27/09 – G. E. Carlos de Paula Seara – Ressacada
30/09 – E. B. João Paulo II – Cordeiros
01/10 – E. E.M. Rosa Negreiros Cabral – Espinheiros 
02/10 – E. B. Francisco Celso Mafra – Itaipava

FONTE : Maikeli Alves
MK Comunicação

Deixe um comentário