Gaeco desarticula três organizações criminosas suspeitas de fraudes cibernéticas em SC

Na manhã desta quarta-feira (10/07), o Grupo de Atuação Especial de Combate às Organizações Criminosas (Gaeco), por meio do Grupo de Investigação de Crimes Cibernéticos (CyberGaeco), e a Polícia Civil de Santa Catarina (PCSC), pela Diretoria Estadual de Investigações Criminais (Deic), deflagraram, em conjunto, a Operação Mão Fantasma.

O nome da operação faz referência a uma das formas de atuação dos criminosos que, após receberem ligações das vítimas nas falsas centrais de atendimento, realizavam transferências de valores a partir dos próprios aparelhos das vítimas, sem que elas tivessem conhecimento ou expressassem consentimento em relação ao acesso indevido e criminoso aos seus dispositivos eletrônicos.

O objetivo da operação é desarticular três organizações criminosas de âmbito nacional especializadas em fraudes bancárias, especialmente na prática dos golpes conhecidos como “mão fantasma/acesso remoto” e “falsa central de atendimento”.

Estão sendo cumpridos 34 mandados de prisão preventiva e 73 mandados de busca e apreensão, nos estados de Santa Catarina, São Paulo, Paraná, Rio de Janeiro, Bahia, Paraíba e Ceará.

Deixe um comentário