Secretaria de Saúde de Indaial apresentou relato de experiência no 1º Seminário Estadual de Fibromialgia

Na última sexta-feira, 24 de maio, a Secretaria de Saúde de Indaial apresentou seu relato de experiência no 1º Seminário Estadual de Fibromialgia, realizado pela Associação dos Fibromiálgicos de Indaial e região (Arefi Vale). O evento gratuito ocorreu das 8h às 18h, no Auditório da ACIDI, em Indaial. O seminário buscou conscientizar a comunidade sobre a fibromialgia, discutir tratamentos e resultados, além de promover novos projetos.

O relato de experiência da Secretaria teve como objeto o “Grupo de pessoas com fibromialgia”. A gestora da pasta, Deidiane do Amaral, apresentou a Secretaria e os serviços prestados. Na sequência, a psicóloga, Gessiane Keila Ignatowicz Pasquali, mestra em Saúde Pública, e a fonoaudióloga, Maria Edileia Ribeiro da Silva, mestra em Saúde e Gestão do Trabalho, discorreram sobre as atividades realizadas.

O evento contou ainda com o apoio da Viacredi, ACIDI, Uniasselvi, Governo de Santa Catarina, FURB e Anfibro.

Grupo de Fibromialgia da Secretaria de Saúde

A fibromialgia é uma síndrome reumatológica que não tem cura e provoca dores pelo corpo. É de difícil diagnóstico e reage de formas diferentes em cada organismo. Dessa forma, os tratamentos para amenizar a dor são fundamentais.

Com o objetivo de auxiliar os portadores da doença, a Secretaria de Saúde de Indaial disponibiliza o Grupo de Fibromialgia. Os encontros informativos contam com a presença de profissionais da Secretaria e são realizados quinzenalmente no período noturno, no Sais.

O usuário interessado em participar deve apresentar o Laudo com diagnóstico de Fibromialgia contendo o CID M79.7 na Unidade de Saúde de referência. Assim a UBS irá inserir o nome do paciente na fila de espera. A chamada para o grupo é realizada por ordem cronológica.

 

FONTE :Secretaria de Saúde

Deixe um comentário