COMISSÃO MISTA DA ALESC CASAN APRESENTA RELATÓRIO FINAL SOBRE ROMPIMENTO DO RESERVATÓRIO DA CASAN NESTA TERÇA-FEIRA

Nesta terça-feira, 19 de março, a Comissão Mista da Alesc criada para apurar as causas do rompimento do reservatório de água da Casan, no Monte Cristo, em Florianópolis, apresenta o Relatório Final, apontando as conclusões sobre o que levou ao acidente e os encaminhamentos para evitar que novos desastres voltem a acontecer, atingindo os catarinenses.

Composta pelos deputados Ivan Naatz (presidente), Marquito (vice-presidente), Mário Motta (relator), Maurício Peixer e Antídio Aleixo Lunelli (membros), a Comissão atuou de 11 de outubro de 2023 a 19 de março de 2024, totalizando 119 dos 120 dias permitidos regimentalmente, seguindo o calendário legislativo.

Com a média de uma reunião semanal (excluído o período de recesso parlamentar), a Comissão realizou 11 reuniões, oitivas com 10 testemunhas, e analisou mais de sete mil folhas, incluindo contratos, aditivos, plantas, diários de obra, relatórios fotográficos, memórias de cálculo, trocas de e-mails, entre outros.

Para analisar o que levou ao rompimento do reservatório R4, em 06 de setembro de 2023, causando destruição na comunidade do Sapé, o relator da Comissão, deputado Mário Motta (PSD) levou em consideração ainda os relatórios e perícias realizados pelos órgãos competentes como do Tribunal de Contas de Santa Catarina (TCE/SC), da Polícia Científica e de auditoria realizada pela própria Casan.

“No dia seguinte ao acidente nossa equipe já estava colhendo informações sobre a construção do reservatório e, desde então, conseguiu coletar, analisar e concluir o que de fato aconteceu naquela madrugada de 06 de setembro do ano passado, quando dois milhões de litros de água literalmente levaram parte da história e da vida de moradores da comunidade do Sapé”, destaca o relator, deputado Mário Motta.

Nesta terça-feira, 19 de março, os membros da Comissão se reúnem a partir das 9h para aprovação do Relatório Final e, na sequência, apresentam as conclusões para a imprensa e população.

 

fonte : CLAUDIA XAVIER

Deixe um comentário