ENTREVISTA COM ALMIR VIEIRA PRESIDENTE DA CÂMARA DE BLUMENAU Almir Vieira, blumenauense, pai de família, sargento do exército condecorado com várias medalhas, destacando a de distinção de 1ª classe, onde fez um salvamento de uma mulher no Rio Itajaí-açú e outra medalha de soldado da ONU, quando foi para a missão de paz em Angola. Formado em gastronomia e pós-graduado em Gestão Pública. Filho do saudoso Mário da farmácia e de Anita S. Vieira, pessoas que sempre lutaram em prol da sociedade. Como diretor de obras de mutirão do ano de 2010 a 2012, ajudou a comunidade a se organizar e liderou mutirões de pavimentação em Blumenau, facilitando o direito de ir e vir de milhares de famílias com qualidade de vida. Ao todo foram, 118 ruas pavimentadas, 2.475 famílias beneficiadas e 200 mil metros quadrados de pavimentação. É baseado em um passado de conquistas e superações e quer continuar trabalhando incansavelmente no presente para trazer um futuro melhor para a nossa querida Blumenau.

ENTREVISTA COM ALMIR VIEIRA PRESIDENTE DA CÂMARA DE BLUMENAU AO VALE DO ITAJAÍ NEWS

Almir Vieira, blumenauense, pai de família, sargento do exército condecorado com várias medalhas, destacando a de distinção de 1ª classe, onde fez um salvamento de uma mulher no Rio Itajaí-açú e outra medalha de soldado da ONU, quando foi para a missão de paz em Angola. Formado em gastronomia e pós-graduado em Gestão Pública. Filho do saudoso Mário da farmácia e de Anita S. Vieira, pessoas que sempre lutaram em prol da sociedade.
Como diretor de obras de mutirão do ano de 2010 a 2012, ajudou a comunidade a se organizar e liderou mutirões de pavimentação em Blumenau, facilitando o direito de ir e vir de milhares de famílias com qualidade de vida. Ao todo foram, 118 ruas pavimentadas, 2.475 famílias beneficiadas e 200 mil metros quadrados de pavimentação.
É baseado em um passado de conquistas e superações e quer continuar trabalhando incansavelmente no presente para trazer um futuro melhor para a nossa querida Blumenau.

Como o senhor avalia a relação da Câmara com a Prefeitura? E qual é o seu papel sendo presidente da Câmara?
Relação boa, porém, é institucional. São separações dos poderes que nós devemos preservar e sempre levar em consideração essa necessidade, porque isso faz parte da democracia. A Câmara tem a sua vida própria e a prefeitura ou o poder executivo também tem a sua vida própria, viemos aqui trazer é um trabalho em conjunto. Obviamente que todos os projetos que forem bons para a cidade, a Câmara prontamente estará apoiando e trazendo aí o melhor para nossa cidade de Blumenau, o que não for é de agrado da maioria. Se por Ventura acontecer do executivo estar fazendo, com certeza vai ter o debate na Câmara e se for o caso e nós entendermos que não, não será aprovado por aqui. Lembrando que o poder legislativo da cidade é o poder que tem a obrigação de fiscalizar , a obrigação de cobrar do executivo e essa relação entre a Câmara de Blumenau e a prefeitura de Blumenau é uma relação  que vem sendo muito tranquila. Até o Presente momento  eu, na condição de presidente, venho fazendo esse intercâmbio entre as partes.

O senhor poderia fazer um balanço do seu mandato de vereador até aqui?
O ano de 2023 foi um ano de muito trabalho, onde podemos desenvolver várias ações nas comunidades. Tivemos a oportunidade de fazer mais de 1280 indicações, mais de 245 requerimentos cobrando do executivo cobrando dos secretários 13 projetos de leis, apresentado mais de 100  ofícios que nós fizemos somente para as entidades e para tirar as dúvidas da nossa comunidade, visitamos 35 bairros constantemente tivemos próximos da nossa comunidade, verificando o problema pontual de cada região, até mesmo quando fizemos aí as sessões itinerantes, podendo conhecer mais, tirando dúvida das pessoas. Além de tudo isso, tivemos a oportunidade de fazer um trabalho junto da Câmara , Como presidente também  1 ano. Foi meu primeiro mandato, então como presidente conseguimos desenvolver vários trabalhos na casa, tanto na questão dos servidores como também na questão da economia , na questão de todos os trabalhos que o  Poder legislativo tem por obrigação.
Fiscalizamos várias obras que vem acontecendo na cidade de Blumenau, fiscalização essa com uma cobrança  mais forte em cima do executivo. Para a execução, o término e a apresentação das obras, ganhamos títulos de transparência.

Na sua visão, o próximo prefeito de Blumenau precisa ter que tipo de perfil?
Questão de perfil é complicado de nós analisarmos, né? Cada um tem o seu perfil, tem um perfil de mais apaziguador, tem um perfil mais aguerrido, mas o que tem que ter não é o perfil. Tem que ter o compromisso de fazer o melhor pela nossa cidade, independente da forma que vai ser. Isso vai ser uma forma mais. É amena, mais tranquila. Se vai ser uma forma mais com mais, é força com mais é.Com questões mais arrojadas, né? Isso vai depender de cada um ou daquele que vai assumir, né?

O meu perfil todos conhecem, sabe como é que é. Eu sou de ir pra cima de , tentar resolver, eu sou imediatista, né? Mas o perfil muitas vezes a gente pode deixar um pouco de lado o que nós temos é que ter em mente é o compromisso assumido e resolvido.O quanto está comprometido com as questões que dizem respeito a nossa cidade, o quanto está comprometido com a nossa gente. Ser sorridente, carinhoso e dar bons abraços não resolve a vida de ninguém.

Quais são os principais desafios de Blumenau para os próximos anos?
Vários desafios, os desafios na verdade são diários. É desafio na mobilidade urbana. É desafio agora que apareceu que nós precisamos mais rápido possível resolver da questão do fornecimento de água. É cada vez mais a responsabilidade da educação na  Saúde, do policiamento nós temos que estar em todos os segmentos da nossa sociedade, trabalhando, desenvolvendo, preocupados com o bem-estar do povo blumenauense e isso é uma questão que eu não abro mão. Nós temos que estar nos projetando para os próximos anos. Blumenau já vem colapsando no trânsito há muito tempo. Precisamos trazer técnicos, precisamos trazer pessoas que possam desenvolver trabalhos que possam dar aí condições de nós ampliarmos essa questão da mobilidade urbana. Os nossos técnicos já vêm desenvolvendo esse trabalho, mas é importante ter mais conhecimento e eles também desenvolver mais a sua prática para que nós possamos dar aí um conforto e uma segurança maior.Principalmente do que diz respeito ao trânsito. As outras questões como educação, saúde, também vêm sendo é tendo a demanda. Acondicionada a trabalhos e a estudos, mas sabemos da dificuldade que sempre tem e que se precisa melhorar, então.

O que planeja o vereador e presidente Almir Vieira para o seu futuro político?
O meu planejamento.
Ele pode ser um de querer ser prefeito, de querer ser deputado, querer ser é, sei lá, governador, mas quem manda no planejamento de um político é a urna, é o povo, é a cidade. Eles é que vão decidir o destino daquele.Eles entendem que podem estar lhe representando, então eu eu tenho o meu nome sempre à disposição para fazer o melhor pela nossa cidade. E aí, como eu já falei, quem decide é a nossa sociedade, preparado e com condições de assumir qualquer posição. Eu estou, porque eu estudei, eu me preparei, fiz gestão pública, fiz direito, fiz outras matérias e tive e tenho constantemente aprendido, estudado e analisado.Todas as questões que dizem respeito ao bem-estar e ao convívio numa cidade.

 

REDAÇÃO VALE DO ITAJAI NEWS

Deixe um comentário