Fluminense é campeão da Libertadores e faz Brasil ter maior hegemonia da história do torneio

A conquista do Fluminense na CONMEBOL Libertadores sobre o Boca Juniors é importante, também, para a história do futebol brasileiro. Dominante na América do Sul, sobretudo nos últimos anos, o país tem agora uma marca que nenhuma nação conseguiu na história do torneio.
Com campeões consecutivos desde 2019, o Brasil passa a ter a maior sequência de vencedores da história da competição. São cinco títulos seguidos, sendo dois do Flamengo (2019 e 2022), dois do Palmeiras (2020 e 2021) e este agora do Fluminense.
A maior sequência de títulos na Libertadores pertencia a Argentina e Brasil, empatados com quatro cada, mas em épocas bem distintas.
Os hermanos fizeram isso de 1967 a 1970 (três títulos do Estudiantes e um do Independiente), foram interrompidos pelo Nacional-URU em 1971, mas repetiram o feito entre 1972 e 1975 (tetra do Independiente), antes do Cruzeiro erguer o troféu em 1976.
Os brasileiros, por sua vez, conquistaram sua primeira sequência entre 2010 e 2013 (com títulos de Internacional, Santos, Corinthians e Atlético-MG) e vinham repetindo o feito desde 2019 (com dobradinhas de Flamengo e Palmeiras).
O Brasil busca agora ultrapassar a Argentina em número de títulos gerais. Atualmente, a “competição paralela” no continente está em 25 a 23 para os rivais continentais, que foram campeões com Independiente (sete), Boca Juniors (seis), Estudiantes e River Plate (quatro), Racing, Argentinos Juniors, San Lorenzo e Vélez Sarsfield (um).
O futebol brasileiro, por sua vez, tem cinco tricampeões (Flamengo, Grêmio, Palmeiras, Santos e São Paulo), dois bicampeões (Cruzeiro e Internacional) e também Atlético-MG, Corinthians, Fluminense e Vasco, com uma conquista cada.
Fonte: ESPN

Deixe um comentário