Enxadrista blumenauense representa o Brasil no Campeonato Pan-americano de Xadrez Escolar

A enxadrista Juliana Figueira Theophilo Silva, atleta do Clube de Xadrez de Blumenau (CXB), disputou como jogadora oficial do Brasil no sub-13, o Campeonato Pan-americano de Xadrez Escolar 2023, realizado na província Corte Constitucional de Callao, Lima, Peru. Lima no Peru entre aos dias 16 e 21 de outubro. Disputado no formato de Festival nos ritmos, clássico, rápido e blitz, a competição promovida pela Confederação de Xadrez da América (CCA) e a Federação Peruana de Xadrez Esportivo (FDPA), reuniu mais de 700 enxadristas do continente americano.

Atual campeã sul-americana escolar e campeã brasileira, Juliana Figueira ficou com a quinta colocação geral nos torneios clássico e rápido. No ritmo clássico, a atleta blumenauense fez 6 pontos em 9 rodadas, sendo 4 vitórias, 4 empates e uma derrota. Já no ritmo rápido, onde os atletas dos naipes masculino e feminino jogaram juntos, a enxadrista obteve em 7 rodadas disputadas, 5 vitórias. Esse desempenho rendeu a Juliana Figueira duas medalhas e diplomas, como premiação do feito.

Além de Juliana Figueira Theophilo Silva, de Santa Catarina, a equipe do Brasil foi composta por outros três enxadristas, do Rio Grande do Sul, Rio Grande do Norte e de São Paulo. Os quatro representantes brasileiros fazem parte do Projeto Futuros Olímpicos da Confederação Brasileira de Xadrez (CBX).

O CXB conta com o apoio da Prefeitura de Blumenau, por meio da Secretaria Municipal do Esporte.

 

Assessor de comunicação: Emerson Jose Geraldo

Deixe um comentário