Prefeito, vice-prefeito e Defesa Civil participaram de uma live na manhã deste sábado (7)

O prefeito Kleber Wan-Dall, o vice-prefeito, Marcelo de Souza Brick, e a superintendente da Defesa Civil, Ana Janaína Medeiros, voltaram a falar à imprensa na manhã deste sábado, dia 7, sobre a situação das chuvas no Vale do Itajaí e município, depois de uma noite em que choveu cerca de 15mm, porém, a previsão é que até domingo o acumulado chegue a 100mm. Nas primeiras horas da manhã, o nível do rio estava próximo a 3 metros.

O prefeito Kleber Wan-Dall voltou a alertar para o perigo dos deslizamentos de terra, já que o solo segue bastante encharcado. “Se você mora próximo a morros fique atento a rachaduras no solo, árvore inclinada, poste inclinado, água barrenta, que são indicativos de deslizamento de terra”.

O prefeito voltou a pedir que a população se mantenha informada pelos canais oficiais da prefeitura – redes sociais e site – e também pelos órgãos de imprensa da cidade. O prefeito aproveitou para agradecer a imprensa, que sempre tem prestado o serviço importante de levar a informação à população.

Ana Janaína Medeiros informou que, além da chuva, houve queda de granizo no Alto Gasparinho e Gapar Alto, mas sem prejuízos. Segundo ela, o nível do Rio Itajaí-Açu está em classificação normal, com 2,9 metros de acordo com a última medição, por volta das 8h.

Com relação às barragens de Ituporanga e Taió, ela informou que seguem com a comportas fechadas e com 50 e 70% da capacidade ocupada, respectivamente, porém, ela lembrou que o Rio Itajaí-Sul está com seu nível bastante alto no município de Rio do Sul.

Ana Janaína confirmou que a Defesa Civil do Estado mantém a previsão de grandes acumulados de chuva paras os próximos dias, principalmente à noite e na madrugada, devendo chegar a 100 milímetros na região do Vale. A previsão é de que o Rio Itajaí-Açu fique entre 8 e 9 metros acima do seu nível normal em Gaspar, porém, ela explicou que trata-se de uma projeção, que pode não se confirmar. “Por isso, é importante que as pessoas fiquem atentas às projeções do nível do rio em Gaspar, porque existe uma diferença de uma cidade para outra”, alertou a superintendente. As cotas de enchente em Gaspar podem ser acessadas no site da Defesa Civil do município ou no Alerta Gaspar, aplicativo que pode ser baixado no celular. No site da Defesa Civil também existe um espaço onde as pessoas que desejam trabalhar como voluntárias podem se inscrever.

O vice-prefeito, Marcelo Bick, informou que o abrigo do bairro Santa Terezinha, único até o momento aberto para pessoas, já tem 11 desabrigados. Os demais abrigos estão recebendo apenas móveis e estão localizados nas escolas Dolores Krauss, bairro Figueira, Agenor Zimmermann, no Bele Vista; Sociedade União, na Margem Esquerda; e Comunidade São Judas Tade, também no bairro Margem Esquerda.

As aulas, nas redes pública e privada seguem suspensas na segunda e terça-feira. Os demais serviços atenderão normal a partir de segunda-feira

O abastecimento de água também segue normal, embora a turbidez da água aumente bastante nas situações de chuva, porém, a Prefeitura se diz preparada para manter a distribuição de uma água tratada de qualidade. A coleta de lixo está normal.

fonte :PREFEITURA MUNICIPAL DE GASPAR

Deixe um comentário