VEREADORES MIRINS APROVAM SEIS REQUERIMENTOS E PROMOVEM DISCUSSÕES IMPORTANTES EM TORNO DE CAMPANHAS DO MÊS DE SETEMBRO

A Câmara Mirim de Blumenau realizou, na manhã desta segunda-feira (25), a 13ª sessão ordinária mirim, no plenário do Poder Legislativo de Blumenau. Durante a sessão os vereadores mirins trouxeram temáticas e discussões importantes, lembrando sobre campanhas e datas importantes durante este mês de setembro.

No momento dos pronunciamentos, os vereadores mirins trouxeram e discutiram temas relevantes para a sociedade. Um dos assuntos trazidos pelos estudantes foi a questão da importância da conscientização, prevenção e do combate ao suicídio na sociedade, lembrando da campanha do Setembro Amarelo e reforçando a importância de discussão deste tema no ambiente escolar.

Também foi trazida pelos jovens parlamentares a questão da comunidade surda, a valorização da Língua Brasileira de Sinais, como também a importância da conscientização e da necessidade da inclusão e acessibilidade dos surdos na sociedade. Os estudantes reforçaram a importância do ensino de Libras nas escolas, possibilitando a comunicação entre todos e intensificando a inclusão das pessoas surdas. Foi lembrado que no dia 23 de setembro foi comemorado o Dia Internacional das Línguas de Sinais, entre outras datas importantes para a comunidade surda ao longo desse mês e que setembro também é dedicado a essa temática com a campanha do Setembro Azul.

Outro tema que foi pauta de pronunciamento foi a doação de órgãos e a importância deste ato para salvar vidas e proporcionar uma segunda chance aos indivíduos que enfrentam doenças graves. Lembrou-se ainda que o mês de setembro é marcado pela Campanha Setembro Verde e pelo Dia Nacional da Doação de Órgãos, a ser comemorado no dia 27. Outros temas tratados nos pronunciamentos foram a falta de interesse dos jovens pela política; os acidentes, as imprudências dos motoristas no trânsito e atitudes responsáveis no trânsito e o uso de cigarro eletrônico entre a juventude e os danos e prejuízos à saúde dos jovens, entre outros.

Durante a Ordem do Dia, os vereadores mirins fizeram a discussão e votação dos requerimentos de Nº 98 ao Nº 103 de 2023. Todos os documentos foram aprovados pelos parlamentares mirins em sessão e serão encaminhados à Mesa Diretora da Câmara para providências e depois serão encaminhados para o Executivo municipal ou demais órgãos competentes.

A próxima sessão mirim está marcada para o dia 9 de outubro de 2023, às 15 horas, no plenário da Casa Legislativa.

Requerimentos aprovados:

Requerimento 98/2023, de autoria da vereadora mirim Júlia Schroeder Lauschner. A vereadora mirim requer à Mesa Diretora Mirim que, após ouvido o Plenário, encaminhe pedido de providências no sentido de realizar a implantação de bocas de lobo azul nas principais vias da cidade. O pedido se faz necessário tendo em vista que se deve investir mais na área de sustentabilidade no município.

Requerimento 99/2023, de autoria da vereadora mirim Júlia Schroeder Lauschner. A vereadora mirim requer à Mesa Diretora Mirim que, após ouvido o Plenário, encaminhe pedido de providências no sentido de agilizar as obras que estão sendo executadas na Rua Divinópolis, bairro Velha. O pedido se faz necessário tendo em vista que a interdição na rua no trecho de confluência da Rua dos Caçadores com a Rua Divinópolis, está dificultando a vida dos moradores e trabalhadores locais, gerando dificuldade na locomoção.

Requerimento 100/2023, de autoria da vereadora mirim Maria Eduarda Zimmermann. A vereadora mirim requer à Mesa Diretora Mirim que, após ouvido o Plenário, encaminhe pedido de providências no sentido de que a Prefeitura Municipal de Blumenau, junto da Secretaria de Educação ampliem em sua rede de ensino as escolas bilíngues tendo a Libras como foco. O pedido se faz necessário tendo em vista a finalidade de desenvolvermos uma sociedade mais inclusiva e que respeite a diversidade.

Requerimento 101/2023, de autoria da vereadora mirim Ana Paula Rosa Maschio. A vereadora mirim requer à Mesa Diretora Mirim que, após ouvido o Plenário, encaminhe pedido de providências no sentido de que seja refeita a pintura da E.E.B. Hermann Hamann. O pedido se faz necessário tendo em vista que a pintura da escola está muito comprometida, inclusive descascando em alguns pontos, o que compromete o  aspecto visual do educandário.

Requerimento 102/2023, de autoria do vereador mirim Arthur Felipe Uhlmann Passig. O vereador mirim requer à Mesa Diretora Mirim que, após ouvido o Plenário, encaminhe pedido de providências à Secretaria Estadual de Educação, no sentido de criação de uma política para o efetivo atendimento dos educandos da rede estadual de educação, visando o atendimento emergencial nas ocorrências de acidentes dentro do espaço escolar. O pedido se faz necessário tendo em vista que que não existe, nas escolas da Rede Estadual de Ensino, um serviço especializado para atender especificamente nesses casos. Quando eles ocorrem, as escolas chamam o SAMU ou até mesmo o Corpo de Bombeiros, mas por vezes a espera é grande ou nem acontece, pois o atendimento a escolares não está previsto como prioritário para esses órgãos.

Requerimento 103/2023, de autoria da vereadora mirim Emilly Sthefany Ronchi. A vereadora mirim requer à Mesa Diretora Mirim que, após ouvido o Plenário, encaminhe pedido de providências no sentido de realização de projetos que incentivem o ensino de Libras nas escolas de Blumenau, tanto nos anos iniciais quanto finais. O pedido se faz necessário tendo em vista que o ensino de Libras é de extrema importância para a inclusão de pessoas surdas, também para que os estudantes levem o aprendizado de Libras para toda a vida, sabendo utilizar pelo menos o básico em situações que venham a ocorrer, assim formando uma sociedade mais inclusiva e respeitosa. O ensino pode ser feito através de aulas mais lúdicas, atividades informativas, interações, entre outros. A educação incluir Libras na grade de ensino demonstra a valorização que se tem pela língua e atende as necessidades da sociedade atual.

 

fonte : Fonte: Assessoria de Imprensa CMB | Foto: Denner Ovidio | Imprensa CMB

Deixe um comentário