Conheça ‘o manto da visibilidade’ de Maria do Carmo Verdi

‘Flood – O Manto da Visibilidade’ torna visível o invisível, como ocorre, por exemplo, depois de uma inundação, avalanche ou movimento abrupto no ambiente ou quando a terra se revolve e mostra o que estava oculto pelo tempo e pelo pensamento. Tragédias naturais resultantes de eventos climáticos extremos, assim como crises sociais e politicas, colocam em risco a vida, a natureza e finalmente o planeta. Através da linguagem poética e lançando mão da técnica da pintura, da costura, do bordado e da impressão digital, a artista Maria do Carmo Verdi criou imagens que formam uma narrativa que poderá levar ao espectador uma reflexão sobre a importância do cuidado que nos garantirá a sobrevivência, a resistência e a persistência da vida na Terra. As obras ficam expostas a partir de quinta-feira, dia 4 de maio, na 2ª Temporada de Exposições do Museu de Arte de Blumenau (MAB), e podem ser vistas até 21 de junho, de terça-feira a domingo, das 10h às 16. A entrada é gratuita.

A instalação consiste em um grande plano em tecido, manipulável, fixado nas grades do teto da Galeria do Papel, por cordões em oito diferentes pontos. O manto que mede 7 metros por 11 metros é composto por tecidos, alguns tingidos e pintados, outros também bordados e impressos digitalmente, todos costurados à mão. Ao movimentar os cordões que suportam o manto é possível alterar sua forma ativando diferentes partes da obra no espaço. “Tenho interesse pela articulação e transformação da paisagem no tempo e no espaço. Olho para o planeta atenta ao lugar do humano nesse grande sistema cósmico que exploro por diferentes mídias nos aspectos plásticos, políticos e simbólicos”, diz Maria do Carmo Verdi. “O processo de desumanização, assim como a resistência, a superação e a perseverança são temas recorrentes nos meus trabalhos em anos mais recentes.”

Escultura

A artista visual Maria do Carmo Verdi é pós-graduada em Produções Simbólicas pela Universidade de Caxias do Sul (RS) e graduada em Artes Plásticas, pintura e gravura pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Nasceu em Caxias do Sul e desde 1990 mora em São Paulo onde tem ateliê. Por vários anos ministrou cursos no ambiente da arte têxtil, pintura, tintura e bordado. Hoje, sua produção artística envolve desenho, pintura, escultura, objetos e instalações. Vem participando de exposições no país e no Exterior.

Saiba mais

Abertura da 2ª Temporada de Exposições no MAB

Data: quinta-feira, dia 4 maio

Horários:

19h: conversa com curadores e artistas expositores

20h: abertura da 2ª Temporada de Exposições do MAB, lançamento de livros, declamação de poema e apresentação musical

Visitas: até 21 de junho, de terça-feira a domingo, das 10h às 16h

Visitas mediadas: podem ser marcadas pelo telefone 3381-6176

Classificação indicativa de idade: Livre

Entrada gratuita

 

Assessor de Comunicação: Sérgio Antonello

Deixe um comentário