Prévia do Censo 2022 é apresentada na Tribuna Livre

Segundo dados preliminares do Censo do IBGE, Indaial possui 71.369 habitantes. A coleta dos dados foi prorrogada até 28 de fevereiro.

A prévia do Censo Demográfico 2022, feita pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, aponta que a população de Indaial soma 71.369 habitantes. O número representa uma redução de 1,35% na comparação com a projeção feita pelo instituto em 2021. Os dados foram apresentados pela coordenadora do IBGE no município, Graziele Petri de Mello, na Tribuna Livre desta quinta-feira (16).

Segundo a coordenadora, a variação populacional menor do que a estimativa feita pelo IBGE não atinge somente o município de Indaial, mas quase todos os estados. Na contramão, apenas os estados de Mato Grosso, Santa Catarina e Paraná apresentam variação acima do previsto, com o aumento populacional, respectivamente, de 6,08%, 5,77% e 2,05%. 

Na comparação com o censo realizado em 2010, Indaial registrou um aumento de 52% no número de domicílios. Se há doze anos o município computava 19.171 residências, a prévia do atual censo aponta para 29.246 domicílios. A média de moradores por residência, no entanto, sofreu uma queda de 13,6%. Enquanto que aproximadamente 3,16 pessoas viviam em uma mesma casa em 2010, em 2022 esse número caiu para 2,78. 

Importância do recenseamento   

É a partir do recenseamento que o IBGE encaminha ao Tribunal de Contas da União (TCU) os dados populacionais de cada município. Com essas informações, o TCU faz o cálculo para a distribuição do Fundo de Participação dos Municípios (FPM), de acordo com o número de habitantes por cidade. O FPM é constituído por valores de dois impostos: IR, imposto sobre a renda, e o IPI, imposto sobre produtos industrializados.    

Em síntese, ao não participar do censo, o morador também deixa de ser registrado, e o município, consequentemente, passa a receber menos recursos do FPM.

Além disso, Graziele destaca que “o recenseamento da população não é só a contagem, saber quantas pessoas têm no município, mas saber onde existe a maior necessidade de investimento público, por exemplo”.

Ainda não respondeu ao Censo 2022? 

Até o dia 20 de fevereiro, segunda-feira, os moradores que ainda não foram recenseados podem ligar para o número 137 (Disque Censo), a fim de abrir uma solicitação para a entrevista do IBGE. Em Indaial, a data final de coleta dos dados foi prorrogada até o dia 28 de fevereiro.

 

 

FONTE :  CÂMARA MUNICIPAL DE INDAIAL /JORNALISTA FABIANA BORGES 

 

Deixe um comentário