Podemos e PSC se incorporam tornando-se um único partido

A presidente do Podemos, deputada federal Renata Abreu (SP) e o presidente do PSC, Pastor Everaldo, anunciaram nesta terça-feira, 22, a incorporação das duas siglas.

Ambos os partidos divulgaram nota conjunta à imprensa, onde afirmaram que “o novo conjunto de forças nasce comprometido com o Estado Democrático de Direito”.

Com a incorporação, o Podemos contará com uma bancada de 18 deputados na próxima legislatura, a oitava maior da Câmara, à frente de PDT, PSB e PSDB. No Senado, a bancada será de 7 parlamentares. Serão 48 deputados estaduais, 198 prefeitos e 3.045 vereadores em todo o País.

“A união de Podemos e PSC é a união de princípios e valores. Uma união que começou em 2018, com Alvaro Dias, candidato a presidente, e Paulo Rabello, vice. Uma união que hoje se consolida de forma mais efetiva, numa proposta aprovada de forma unânime por todos os representantes de ambos os partidos”, comemorou a presidente do Podemos, Renata Abreu.

Nas eleições de outubro, o PSC não atingiu a cláusula de barreira, ou seja, a regra que estipula a quantidade mínima de parlamentares e de votos em todo o país que um partido precisa obter para manter acesso a determinadas verbas e direitos.

Isso implicaria ao partido, perder por exemplo, em 2023, acesso aos fundos eleitoral e partidário, além de tempo de televisão e vaga nos debates das eleições 2024 e 2026.

Em Indaial Podemos passaria a ter três vereadores com a incorporação

Em Indaial o Podemos já conta com os vereadores Diogo Pinho e Fernanda Santos e com a incorporação teria o acréscimo da Vereadora Ana Paula Reiter, eleita pelo PSC. Dessa forma passaria a contar com a segunda maior bancada da câmara, atrás apenas do PSDB, que tem cinco vereadores eleitos.

No entanto, Diogo e Fernanda, são da base aliada do Prefeito André Moser. Já Ana é ferrenha opositora ao Executivo Municipal.

Ana Paula Reiter não confirmou sua permanência no partido, limitando-se a comentar que “a executiva do PSC irá se reunir para discutir o assunto. Essa questão da incorporação é uma coisa que foge do nosso controle na esfera municipal, porque é uma decisão a nível nacional e nós aqui, de Indaial e SC apenas somos informados sobre o veredito.”

 

FONTE : PORTAL  MISTUREBAS

Deixe um comentário