Rematrículas online cresceram 90% no último an

Levantamento da edtech Edusoft aponta a preferência das famílias por resolver este processo de forma mais ágil e sem burocracia e a necessidade de digitalização cada vez mais presente nas escolas

Na educação, um dos momentos mais temidos pelos pais dos estudantes é a hora da rematrícula. O transtorno de ter que reunir documentos, encontrar um espaço na agenda para ir até a instituição e descobrir, ao chegar lá, que ainda é necessário enfrentar uma longa fila de espera, em muitos casos a necessidade de “acampar” na porta da escola durante a noite e madrugada – todo esse cenário é desanimador. 

No último ano, o aumento da procura pela rematrícula escolar de forma online foi de 90%. Os dados são da edtech Edusoft, pioneira em soluções para gestão educacional no Brasil. “A não necessidade de sair de casa para enfrentar filas, a possibilidade de ter que retornar para casa porque faltou algum documento, sem falar na comodidade e celeridade do processo é o que fez aumentar a adesão das instituições e das famílias também. Hoje as pessoas já se acostumaram a fazer muitos serviços de forma online, na palma da mão”, diz Michel Robert Weigmann, CEO da Edusoft

Para Michel, já passou da hora de digitalizar esse tipo de serviço. “Não se pode admitir, e falo como pai de estudantes, que com a rotina agitada que todos temos hoje em dia, ainda tenhamos que parar nossa agenda para ir até a instituição resolver a rematrícula de forma presencial. Os pais já esperam que possam fazer esse tipo de atividade de forma digitalizada, e está facilmente ao alcance das instituições proporcionar essa facilidade”, avalia o gestor.

Contrato, assinatura e pagamento digital

Com a digitalização das informações dos responsáveis pelos estudantes, extingue-se também a obrigação de comparecer presencialmente a uma instituição para assinatura do contrato e pagamento da taxa necessária para matrícula e rematrícula.

Basta a confecção de um contrato em formato digital, como o PDF, por exemplo. O documento é enviado aos pais e eles podem conferir e fazer a assinatura também de forma digital. Para isso é preciso que a plataforma da instituição tenha a tecnologia de assinatura digital, que pode ser um código gerado, criptografado e enviado exclusivamente para o responsável que estiver realizando a rematrícula. “Assim como o pagamento de taxas também pode ser feito virtualmente, através de cartão de crédito, geração de boleto ou transferência Pix, bastando que a plataforma conte também com um gateway de pagamento, facilitando de forma geral a execução da rematrícula”, assegura Michel.

Sobre a Edusoft

Uma das marcas brasileiras pioneiras em soluções para gestão educacional, a Edusoft é uma edtech que atende desde escolas de educação infantil até universidades e grandes grupos educacionais. A empresa foi fundada em 1984 e gerencia a relação de 300 instituições e redes de ensino com mais de 500 mil alunos. Seu carro-chefe é a plataforma Mentor, que permite o gerenciamento de todo o ciclo de vida do cliente, desde a área comercial e financeira até as avaliações, processos seletivos e inscrições online, passando por biblioteca, secretaria e relacionamento entre família e escola.Mais informações em www.edusoft.com.br

BRUNA CAROLINA DE SOUZA

Comunicação Estratégica

Trevo Comunicação

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