Secretaria de Educação promove formação literária para profissionais de Escolas e UEIs da rede municipal de ensino

Na última quarta-feira (18), a Secretaria de Educação, através da Casa do Professor – Espaço Educa+, realizou, no Salão Nobre da Prefeitura de Indaial, uma formação para 45 profissionais da rede municipal de ensino, destinada aos atendentes das salas de leitura das Escolas e multiplicadores de leitura da Educação Infantil.

O encontro foi ministrado pelo professor Dr. Cleber Fabiano e teve como objetivo inspirar práticas leitoras a serem trabalhadas com os alunos durante o ano letivo, podendo também resultar em apresentações para o Festival Literário de Indaial.


Com o tema “Leitura em Indaial: criando elos, pontes e correntes”, a formação buscou construir uma metodologia que sirva de referencial prático-teórico artístico em função do eixo temático que irá culminar no Festival Literário. Trata-se de oferecer aos profissionais ferramentas mínimas para um trabalho autônomo e efetivo com os livros e temas abordados. Dessa forma, as discussões teóricas, a vivência de histórias, as práticas leitoras e a constante avaliação e reflexão são imprescindíveis para a realização de um trabalho que pretende ser significativo e comprometido com a qualidade.


Para um projeto singular e efetivo com a leitura, é necessário que professores e equipes pedagógicas convivam entre livros e histórias, lendo, contando e recontando as narrativas para, na medida do possível, aprimorar as técnicas, construir uma metodologia e, especialmente, criar uma poética na hora de ler ou contar.


A formação abordou assuntos como a literatura infantil contemporânea, conceitos de livro infantil de qualidade, revisitamento dos clássicos, histórias afro-brasileiras e dos povos indígenas, critérios para análise e seleção das histórias narradas no Festival Literário, dentre outros temas.


“A retomada dessa formação é muito importante para o aprimoramento das práticas voltadas à leitura no ambiente educacional. A partir desses momentos, os profissionais aprendem novas técnicas e enxergam novas maneiras de se contar uma história, proporcionando, assim, vivências diferenciadas às nossas crianças”, comenta o secretário de Educação, Márcio Selhorst.

COMUNICAÇÃO INDAIAL

Deixe um comentário