Morre o ex-prefeito Osvaldo Schneider, o Paca

Ele teve um infarto fulminante durante uma festa de Bodas de Ouro

Morreu na madrugada deste domingo, dia 8, o ex-prefeito de Gaspar Osvaldo Schneider, o Paca, 77 anos. De acordo com informações de pessoas ligadas à família, Paca participava de uma festa de Bodas de Ouro, quando se sentiu mal. Ele chegou a ser socorrido, mas não resistiu. A causa da morte foi infarto. O velório iniciou às 8 horas, na Câmara de Vereadores de Gaspar e seguirá até às 8 horas da manhã de segunda-feira. Em seguida, o corpo seguirá para o crematório São José, em Blumenau, onde vai acontecer uma cerimônia restrita apenas aos familiares.

A vida

Osvaldo Schneider, popularmente conhecido como Paca, nasceu em Ilhota, no bairro Barra de Luiz Alves, no dia 12 de agosto de 1944, mas ainda muito jovem veio para Gaspar. Ele estudou na Escola Honório Miranda. Na vida profissional, se destacou com empresário do ramo imobiliário, mas sua grande contribuição ao município foi na vida política, onde foi prefeito de 1973 a 1977. Paca foi também um dos fundadores do MDB de Gaspar e atualmente era o presidente de honra do partido em Gaspar.

Em sua gestão, Paca inaugurou o Colégio Frei Godofredo, pavimentou a Avenida das Comunidades e implantou a Biblioteca Pública. Foi também durante o seu mandato que foi erguida a segunda Ala do Hospital Nossa Senhora Perpétuo Socorro.

No período de seu mandato foi também elaborado o 1º Plano Diretor do município, implantado o Cadastro Técnico Imobiliário e começaram a circular as linhas de ônibus no interior do município, possibilitando ao morador do campo oportunidades de trabalho na indústria e no comércio da região.

Criado em 1968 por Neuza Cavalli, a Canção “Saudando Gaspar” foi oficializado, em sua gestão/1973, o Hino Oficial de Gaspar.

Além das atividades políticas e empresariais, sua participação na comunidade sempre foi muito marcante. Paca dizia que, por meio de doações, estava retribuindo a Gaspar tudo o que conquistou na vida profissional e a confiança do povo que o elegeu prefeito. Recentemente, ele financiou a reforma da maternidade do Hospital de Gaspar. Durante a pandemia, ele também leiloou um terreno para que o dinheiro fosse dividido entre os profissionais da saúde dos hospitais de Gaspar e Brusque. Pela sua contribuição ao desenvolvimento de Gaspar, Paca foi homenageado pela Câmara de Vereadores e Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina. Paca deixa viúva Marlise da Cunha de Souza, seis filhos, nove netos e dois bisnetos.

Com a esposa Marlise e lideranças do MDB de Gaspar / FOTO DIVULGAÇÃO

Com Renato Beduschi, durante o evento Troféu Imprensa 2022 / FOTO DIVULGAÇÃO

Com a esposa Marlise durante o Troféu Imprensa 2022 / FOTO DIVULGAÇÃO

Com a deputada Dirce Heiderscheidte (MDB), durante homenagem na Alesc, em 2016

JORNAL METAS

Deixe um comentário