Secretaria de Educação realiza movimento em apoio ao Dia Mundial de Conscientização sobre o Autismo

A rede municipal de ensino conta com aproximadamente 157 alunos com TEA (Transtorno do Espectro Autista). Por isso, em referência ao Dia Mundial de Conscientização sobre o Autismo, celebrado no último sábado, 2 de abril, a equipe da Secretaria de Educação de Indaial está promovendo uma mobilização, em parceria com todos os servidores das Escolas Básicas Municipais e Unidades de Educação Infantil, através do uso de camisetas azuis nos espaços educacionais, uma vez que essa é a cor símbolo do autismo.

A ideia é que os profissionais utilizem, todas às quartas-feiras e durante o mês de abril, alguma peça azul, objetivando dar mais visibilidade ao tema e conscientizar a população. Por isso, o convite para abraçar essa causa também é estendido a toda comunidade indaialense, sugerindo a participação e apoio dos munícipes no movimento.

Diariamente, a equipe de apoio especializado da SED, formada por psicopedagogas, psicólogas e fonoaudiólogas, já acompanham as vivências dos espaços educacionais, orientando os profissionais, sempre que necessário, para estimular a conscientização sobre o autismo e compartilhar informações relacionadas ao tema.

No mês de abril, serão realizados grupos de estudos com professores e auxiliares a partir da demanda dos espaços educacionais. Nesses encontros estarão em pauta assuntos como a definição do autismo, maneiras de identificar sinais e a estimulação, isto é, como lidar com os casos nos ambientes educacionais. Haverá ainda momentos para esclarecimento de dúvidas e estudos de caso. Nas escolas, em parceria com as professoras do AEE, também serão elaborados trabalhos alusivos à conscientização do autismo.

“Precisamos disseminar informações sobre o autismo, promovendo esclarecimentos, diálogos e conversas que incentivem as pessoas a aprender cada vez mais sobre o tema, especialmente nos ambientes educacionais. Essa ação não acontecerá apenas no mês de abril. A conscientização deve permanecer durante todo o ano”, ressalta o secretário de Educação, Márcio Selhorst.

COMUNICAÇÃO INDAIAL

Deixe um comentário