OLHAR A VIDA COM OLHOS DE POETA!

Ouvi essa expressão há tempos atrás e ela me levou a pensar sobre a forma que olhamos para vida.
Olhar com olhos de poeta é a sensibidade de olhar coisas comuns e lhes dar um sentido incomum. É enxergar beleza escondida, é olhar para além do óbvio, é dar sentido e significada para cada momento do aqui-agora vivido.

Por favor, não confunda com a ideia de “Good Vibes Only” (traduzido, apenas boas vibrações) porque a vida não é isso. A vida as vezes é dura e difícil. Deixar de enxergar também o lado negro e ruim da vida não leva a nada, não proporciona mudança e nem saúde mental..
Olhar de poeta é um olhar que sabe que a vida é boa e ruim. Nem uma hora boa e outra hora ruim, as coisas boas e ruins vão acontecendo simultaneamente, as vezes mais ruins, outras vezes mais boas. E que as coisas ruins passam, e as coisas boas também. As vezes conseguimos modificar, as vezes precisamos seguir em frente dentro de um caos.
E nessa equação da vida, Olhar de Poeta é, apesar de olhos marejados, encontrar a beleza numa flor. Na natureza. Num dia de sol. Ou na chuva. E quando não há beleza, encontrar sentido. E nem todo o tempo nossos olhos de poeta estarão dispostos. Mas quando possível, precisamos treinar esse olhar. Olhar para uma Pedra, como Drummond de Andrade olhou, e imortalizou num poema. Olhos de poeta são olhos despertos para olhar além, que torna possível caminhar, independente de pedras no caminho, parafraseando Drummond.
Que os teus olhos possam ver e sentir poesia.

Psicóloga Esther Laemmel
CRP12/18757
(47)98437-6633
Psicoterapia para adultos e adolescente

Deixe um comentário