Veja quais são os planos para reduzir a velocidade nas ruas de Blumenau

Local da Rua São Paulo onde morreu o pedestre nesta semana não deve receber equipamentos eletrônicos

A morte por atropelamento de um homem sobre a faixa de pedestres na Rua São Paulo em Blumenau nesta semana reacendeu a discussão sobre maior segurança nas ruas da cidade, especialmente sobre a alta velocidade dos veículos e os riscos para o cidadão não motorizado.

Segundo informações do secretário da Seterb (Secretaria Municipal de Trânsito e Transporte) Alexandro Fernandes , no momento a prefeitura está concluindo uma licitação para realizar os estudos técnicos que irão indicar quais os locais necessários para a implantação de redutores (lombadas) e controladores (radares) eletrônicos de velocidade. O edital licitatório deve ser publicado em fevereiro.

Só a partir deste estudo, com a definição dos locais prioritários, é que a prefeitura poderá então fazer outra licitação, que será a de aquisição dos equipamentos, segundo Fernandes. A expectativa da Seterb é de que os estudos iniciem no final de fevereiro e estejam prontos em 90 dias, para que a licitação de compra dos equipamentos possa ser lançada ainda no final do primeiro semestre.

De acordo com o secretário, a regulamentação é definida pelos órgãos nacionais de trânsito e houve mudança no último ano. “Com isso, este estudo se faz necessário para adequarmos tudo às novas regras”, explica.

Locais de implantação dos radares e lombadas eletrônicas

Existe uma relação prévia desenvolvida pela secretaria de planejamento (Seplan) e Seterb sobre os locais possíveis para instalação dos novos equipamentos, mas que só serão incluídos ou não após a realização do estudo técnico a partir de fevereiro, segundo explicação de Fernandes.

Nessa análise prévia, a região da Rua São Paulo receberia pelo menos 2 controladores de velocidade (radares), mas não exatamente no local onde ocorreu o acidente do último dia 19, que vitimou o pedestre Charles Longen sobre a faixa de segurança. Segundo o secretário, “o local onde ocorreu o acidente não é um ponto de acidentes frequentes, porém acreditamos que podemos minimizar os riscos com equipamentos de monitoramento na região”. Os equipamentos de monitoramento normalmente utilizados pelo município nos últimos anos têm sido os chamados radares móveis.

Local do acidente fatal na Rua São Paulo no dia 19/01 não deve receber equipamento fixo. Imagem: Reprodução.

Faixas elevadas

Em 2021 foram executadas 50 faixas elevadas na cidade. A prefeitura explica que pretende lançar uma licitação também em fevereiro para mais 50 faixas.

Faixa elevada no bairro Itoupava Norte. Foto: Prefeitura de Blumenau/Divulgação

O AUDITÓRIO

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