12 motivos para visitar Timbó, a Pérola do Vale Cultura, gastronomia e muita história fazem parte dos 153 anos da cidade

Ao completar 153 anos, a cidade de Timbó é uma das que mais se destaca no turismo do Vale do Itajaí. Fundada por imigrantes europeus, liderados pelo alemão Frederico Donner, iniciou sua história na confluência dos rios Benedito e dos Cedros. Foi fundada em 12 de outubro de 1869 e elevada a município em 25 de março de 1934. Atualmente, são várias as atrações para conhecer e passar bons momentos com a família e amigos, além dos empreendimentos que investem no turismo para fortalecer a cidade.

Timbó oferece uma rica e variada agenda cultural, principalmente no mês de outubro, quando vive a Festa do Imigrante, uma celebração que relembra e enaltece a dedicação de tanta gente que até hoje ajuda a escrever a história da cidade. Por isso, neste dia 12 de outubro, seu aniversário, listamos 12 motivos para visitar a cidade, que também é conhecida como a “Pérola do Vale”.

1. Festa do Imigrante: festa das tradições e das culturas dos povos que formam a identidade da cidade. Com atrações musicais e culturais, apresentações de danças folclóricas, bailes e competições típicas, além da gastronomia típica. A Festa do Imigrante, que encerra neste dia 12 de outubro, é realizada no Parque Henry Paul, conta com estacionamento e tem entrada franca.

2. Parque Natural Municipal Freymund Germer – Morro Azul: um dos lugares mais visitados da cidade é uma verdadeira celebração à natureza. Bioma da Mata Atlântica e com uma vista espetacular a partir dos 758 metros de altitude. Além de pesquisas científicas, o local ainda conta com atividades educacionais, recreação em contato com a natureza e turismo ecológico. O pôr do sol é um dos momentos mais disputados do Morro Azul, que também é ponto de partida para os amantes de aventuras como o parapente. Prepare a câmera para garantir lindas imagens, aproveite o balanço com fundo infinito para aquele click instagramável.

3. Fabrik Bar Borck: para degustar uma boa cerveja artesanal e conhecer a história da cervejaria mais antiga em funcionamento em Santa Catarina, o destino é o Fabrik Bar Borck. O bar da cervejaria, que completou 26 anos em outubro, conta com cardápio variado de petiscos preparados especialmente para harmonizar com os diversos tipos e rótulos de cerveja da casa. Sabores de qualidade e muita animação são garantidos no espaço.

4. Parque Central: quer garantir uma bela foto com o clássico totem que identifica a cidade? Vá até o Parque Central, localizado na região do Centro. Lugar perfeito para curtir momentos de descanso ou lazer. Conta com playgroud para as crianças, pista de caminhada, quadras poliesportivas, pista de skate e academia ao ar livre.

5. Jardim Botânico: o jardim botânico de Timbó atrai visitantes da região e também de outras cidades que buscam o encontro com a beleza da natureza. Uma ponte rústica e uma casinha na beira do lago são o cenário perfeito para ensaios fotográficos. É um dos cartões-postais da cidade e, além da beleza, reserva ainda surpresas como trilhas, restaurante, lago e parque infantil.

6. Museu do Imigrante: o museu faz parte do Complexo Turístico Jardim do Imigrante, uma das principais atrações turísticas da cidade. Criado em um imóvel construído durante o período da colonização, é uma construção autêntica fachwerkhauss (Casa Enxaimel). O Museu do Imigrante apresenta boa parte da história da vida dos fundadores da cidade, através de objetos e costumes.

7. Parque Henry Paul: com 88 mil metros de extensão, o parque é o local dos principais eventos da cidade. Conta com pista de skate, pista de caminhada, academia ao ar livre, quadras esportivas, rampa para embarcações como jetski, prancha de stand up paddle e caiaque. É um espaço procurado por quem pratica patinação, pois conta com uma infraestrutura propícia para o esporte. O bosque da Saudade, que faz parte do complexo, abriga uma figueira centenária que é acessível através de uma bela trilha ecológica.

 

8. Museu da Músicaestá localizado no antigo Salão Hammermeister,que foi construído no início do século 20 por imigrantes alemães. Além do amplo acervo, com mais de 2 mil peças, conta com instrumentos musicais de diferentes estilos, épocas e lugares. É o único do país deste porte e é patrimônio histórico tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN). Tem uma agenda cultural movimentada durante todo o ano, com eventos fixos e esporádicos. 

9. Espaço Cultural Casa do Poeta: um local de contemplação da arte e da cultura, tendo como principal atração a casa do poeta Lindolf Bell. Também conta com um museu, biblioteca, memorial, área verde, além de pontos de interesse que contam a vida e a obra do poeta catarinense que marcou época. A agenda de eventos recebe visitantes ao longo do ano.  

10. Cicloturismo: Timbó é referência quando se trata de turismo ciclístico. A cidade faz parte do Circuito de Cicloturismo do Vale Europeu Catarinense, que conta com um percurso de 300 quilômetros sinalizados com placas e setas, e que envolve os municípios vizinhos de Apiúna, Ascurra, Benedito Novo, Doutor Pedrinho, Indaial, Pomerode, Rio dos Cedros e Rodeio, que juntos compõem o Consórcio Intermunicipal do Médio Vale do Itajaí (CIMVI). O trajeto é circular, começando e terminando em Timbó. A cidade conta com várias empresas que alugam os equipamentos, além de proporcionar experiências com acompanhamento de profissionais especializados.

 

11. Eco do Avencal: projeto pedagógico, ecológico e cultural, que proporciona ao visitante uma completa integração com o meio ambiente. Focado no turismo de experiências, o espaço conta com atrações como o Mundo dos Dinossauros, Mundo dos Contos de Fadas, além de curiosidades da ciência e animais exóticos. As visitas guiadas podem ser feitas em pequenos ou grandes grupos.

 

12. Casa do Artesão: fica localizada na região central, junto à Praça Frederico Donner, em uma charmosa casa em estilo enxaimel. A Casa do Artesão é um ponto de encontro e informações turísticas bastante procurado por quem visita a cidade. É possível comprar lembrancinhas e artesanato local, e também conhecer mais sobre o turismo da cidade. Destaca criações de artesãos que trabalham com madeira, gesso, cerâmica, toalhas bordadas, guirlandas, artigos para pet, estão entre as opções de artesanato disponíveis para venda a turistas e moradores.

 

Liliane Machado – OFICINA DAS PALAVRAS

 

Deixe um comentário