11ª Conferência dos Direitos da Criança e do Adolescente começa nesta quinta

Conferência Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente começa nesta quinta (27/04,) em Florianópolis, e leva para o debate os direitos e políticas sociais para assegurar o presente e o futuro da população jovem da cidade.  O encontro será realizado nos dias 27 e 28 de abril no Cambirela Hotel, no bairro Estreito, e propõe revisar as ações relacionadas à efetivação dos direitos da infância e da adolescência previstos no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) e que se articulam dentro do Sistema de Garantia dos Direitos da Criança e do Adolescente (SGD).

Demandas de crianças e adolescentes são ouvidas

As crianças e adolescentes, em especial as que representam o grupo que participou da Pré-Conferência realizada em 30 de março, levarão para os demais participantes da 11ª Conferência suas percepções e reivindicações acerca do tema que foi proposto em nível nacional para esta edição do evento, que diz respeito às consequências da pandemia da Covid-19 na vida de crianças e adolescentes.

Os “adultos” da Conferência deverão se expressar nos debates e nos documentos finais, de modo a serem os guardiões dos anseios de crianças e adolescentes que, durante a pré-conferência, apresentaram aquilo que desejam eliminar, reduzir, elevar e criar para a garantia dos direitos de todas as crianças e adolescentes de Florianópolis.

Temas urgentes e atuais, como políticas para a eliminação da fome, para coibir o preconceito, o racismo, a violência de gênero e a LGBTQIA+fobia estavam entre as sugestões das crianças e adolescentes. A questão da segurança também é uma preocupação para esse público. Atendimento psicológico gratuito para alunos e professores nas escolas, criação de códigos para denúncias de violência, espaços de lazer seguros e maior segurança nas escolas foram algumas das propostas apresentadas.

Pesquisadores e defensores dos direitos das crianças debaterão propostas

Os principais atores da área de políticas públicas para a infância e adolescência da Capital participarão do encontro. Entre eles estão membros do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), além de representantes do poder Executivo e Legislativo do município, do sistema judiciário da infância e juventude, das polícias, dos conselhos tutelares, da comunidade acadêmica, das entidades de defesa dos direitos humanos e demais conselhos de direitos de Florianópolis que atuam nesta área.

 

FONTE : REDE CATARINENSE DE COMUNICAÇÃO 

Deixe um comentário